Estadão
Estadão

Como aumentar a produtividade da empresa: Sebrae dá dicas em vídeo

Roberta Aviz, analista da Unidade de Competitividade do Sebrae, ensina a analisar a produção e explica como o negócio pode ser mais produtivo; envie sua pergunta para pme@estadao.com

Redação, O Estado de S.Paulo

19 de outubro de 2021 | 10h10

Com a retomada da atividade econômica brasileira, após sofrer grande impacto durante a pandemia, a palavra de ordem para as pequenas e médias empresas passou a ser, mais do que nunca, a produtividade. Tornar-se mais produtivo é o desejo de toda empresa, mas para chegar lá é preciso um caminho que inclui otimizar processos, criar estratégias e agregar valor ao produto ou serviço oferecido. 

"As empresas brasileiras, de um modo geral, não são produtivas. Nos últimos 30 anos, o Brasil manteve praticamente o mesmo nível de produtividade, enquanto outros países avançaram muito. Hoje, é preciso quatro trabalhadores brasileiros para gerar o mesmo valor que um trabalhador norte-americano, por exemplo. É nas micro e pequenas empresas que essa diferença é maior. Ainda há muito espaço para nossos pequenos negócios se aprimorarem e se tornarem mais produtivos", explica Roberta Aviz, analista da Unidade de Competitividade do Sebrae.

Em vídeo produzido para o Estadão Carreira e Empreendedorismo, a especialista ensina a analisar a produtividade de uma empresa e dá dicas de como o seu negócio pode ser mais produtivo. 

O material é parte de uma série de vídeos que trará outros profissionais do Sebrae para tirar dúvidas dos leitores (veja mais abaixo). Para participar, envie sua pergunta para pme@estadao.com. Abaixo, confira as dicas de Roberta Aviz:

 

Confira outros vídeos sobre empreendedorismo

Como internacionalizar sua empresa e exportar? Veja dicas do Sebrae

Site próprio ou marketplace? Veja dicas de especialista do Sebrae

Veja dicas do Sebrae para enviar produto e gerenciar estoque de loja online

3 dicas do Sebrae para a saúde mental dos empreendedores

4 dicas do Sebrae sobre marketing digital em tempos de redes sociais

Quer debater assuntos de Carreira e Empreendedorismo? Entre para o nosso grupo no Telegram pelo link ou digite @gruposuacarreira na barra de pesquisa do aplicativo

Tudo o que sabemos sobre:
empreendedorismomicroempresaSebrae

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.