Sebrae
Sebrae

Como internacionalizar sua empresa e exportar? Veja dicas do Sebrae

Em vídeo, o analista de competitividade e especialista em varejo Gustavo Reis explica os benefícios de expandir as fronteiras do negócio e ensina como fazer exportação

Redação, O Estado de S.Paulo

15 de setembro de 2021 | 10h30

Expandir as fronteiras e levar o negócio para outros países, por meio a exportação, é o sonho de muitos empreendedores que querem aumentar a competitividade de suas empresas. Mas, se às vezes já é difícil gerir um negócio nacional, pode parecer ainda mais complicado aprender sobre regras e culturas de outros lugares. 

Para ajudar quem planeja internacionalizar o negócio, o analista de competitividade do Sebrae Gustavo Reis explica em vídeo, na nossa seção "3 Perguntas Para", os benefícios de tornar um negócio internacional e ensina por onde começar.

“É fácil internacionalizar, desde que o empresário siga o processo de acessar esse mercado internacional. Ele não é muito diferente do mercado nacional, uma vez que você precisa achar esse cliente e entender como ele consome, mas o ponto importante é que a estratégia de internacionalização seja conhecida por toda a equipe. Na prática, há empresas que já nascem internacionalizada, sem necessariamente passar pelo comércio local, nacional ou estadual”, explica.

O vídeo completo você confere a seguir:

 

Dicas sobre carreira e empreendedorismo

O quadro '3 perguntas para' recebe especialistas para responder dúvidas dos leitores sobre carreira e empreendedorismo. Se você tem perguntas sobre mercado de trabalho e negócios, envie para pme@estadao.com ou por meio das nossas redes sociais.

Receba também conteúdos sobre os temas e participe de discussões com profissionais na comunidade do Estadão Carreira e Empreendedorismo no Telegram. Para entrar no grupo, clique aqui.

Veja alguns dos assuntos já discutidos:

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.