Charles Damasceno
Charles Damasceno

3 dicas do Sebrae para a saúde mental dos empreendedores

Enio Pinto, gerente de relacionamento com o cliente da entidade, dá algumas orientações para esse momento de pandemia e quarentena. Envie sua pergunta sobre carreira e empreendedorismo para pme@estadao.com

Redação, O Estado de S.Paulo

27 de julho de 2021 | 10h00

Logo que a pandemia do novo coronavírus começou no Brasil, profissionais da saúde mental se debruçaram em discutir e pesquisar os impactos da crise na mente da população. Um dos grupos estudados foi dos empreendedores, que tiveram de lidar com o fechamento dos negócios, diminuição de receita e cortes financeiros.

Levantamento da Universidade Federal de Minas Gerais com a consultoria Troposlab mostrou que 24,9% dos donos de negócios tiveram a vida muito afetada e cerca de 15% iniciaram o uso de medicamentos. As mulheres apresentaram maior prevalência de ansiedade (28,5%) e depressão (10,4%) quando comparadas aos homens (22,2% de ansiedade e 3,4% com depressão).

Mesmo com a vacinação em andamento, os desafios persistem e é preciso cuidar para evitar transtornos como esses. É sobre cuidados estratégicos que Enio Pinto, gerente de relacionamento com o cliente do Sebrae, fala no segundo vídeo de uma série que traz dicas de especialistas da entidade sobre empreendedorismo.

O especialista dá três orientações voltadas para a forma como o empreendedor lida com o negócio, seja em termos de identificação com a atividade, foco em prioridades e tempo para se desconectar do trabalho. Ele comenta, por exemplo, que, nos casos em que os sócios são também parentes, é importante criar ambientes específicos para tratar de questões da empresa.

Confira as dicas completas no vídeo abaixo:

Dicas sobre carreira e empreendedorismo

O quadro '3 perguntas para' recebe especialistas para responder dúvidas dos leitores sobre carreira e empreendedorismo. Se você tem perguntas sobre mercado de trabalho e negócios, envie para pme@estadao.com ou por meio das nossas redes sociais. Receba também conteúdos sobre os temas e participe de discussões com profissionais na comunidade do Estadão Carreira e Empreendedorismo no Telegram. Para entrar no grupo, clique aqui.

Veja alguns dos assuntos já discutidos:

- Empreendedorismo com Caito Maia, fundador da Chilli Beans

- Diversidade e inclusão com o diretor de talentos da Vivo, Fernando Luciano

- Como se destacar no LinkedIn com Claudia Gasparini, editora de notícias da plataforma

- Mulheres no mercado de trabalho com Jandaraci Araújo, executiva do mercado financeiro

- Comunicação eficiente no trabalho com Vívian Rio Stella, especialista em comunicação corporativa

Tudo o que sabemos sobre:
empreendedorismoSebraesaúde mental

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.