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L’Oréal e ESPM lançam curso digital para empreendedores de salão de beleza

Setor da beleza foi um dos mais afetados durante a pandemia, com 82% dos estabelecimentos registrando queda de faturamento; inscrições no curso de 6 meses vão até 10 de maio

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Por Redação
Atualização:

Com foco em impulsionar a capacitação do mercado da beleza, a L’Oréal Produtos Profissionais e a ESPM lançaram um curso digital de gestão de negócios, destinado a cabeleireiros independentes e empresários do ramo. As aulas ocorrerão de forma online durante seis meses e as inscrições podem ser feitas até o dia 10 de maio, pelo link.

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Na programação, há disciplinas de análises mercadológicas, branding, marketing, regularização e fiscalização, comunicação digital e gestão estratégica financeira. O investimento é de R$ 3.999.

O setor é um dos mais afetados pela pandemia do coronavírus. De acordo com dados da Associação Brasileira de Salões de Beleza (ABSB), 5% dos empreendedores encerraram suas atividades permanentemente e 82% tiveram queda no faturamento, com queda média de -42%.

Retomada dos investimentos no setor de serviços já era observada no terceiro trimestre de 2020. Foto: Clayton de Souza/Estadão

A dificuldade para acessar crédito por iniciativas como o Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Pronampe) também impactou os negócios da beleza. Segundo a ABSB, 52% dos salões buscaram empréstimo bancário, dos quais 70% tiveram seus pedidos negados. 

Para gerar fluxo de caixa, os empreendedores do setor também recorreram à venda de produtos e serviços por meios digitais - 75%, segundo a ABSB - e à comercialização de vouchers que dão direito a realizar serviço após a reabertura dos estabelecimentos.

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