Tiago Queiroz/Estadão
Tiago Queiroz/Estadão

Caito Maia: 'Use tecnologia, mas nunca esqueça do potencial do ser humano'

Apresentador do 'Shark Tank Brasil' diz que tecnologia pode virar commodity e são as pessoas que farão a diferença no futuro. Tem perguntas sobre empreendedorismo? Envie para pme@estadao.com

Redação, O Estado de S.Paulo

10 de maio de 2021 | 15h36

No terceiro vídeo de Caito Maia para a série 3 perguntas para, o empresário fala sobre tecnologia, meios para chamar a atenção de potenciais clientes e parceiros, além de dar dicas sobre produtividade empreendedora. O quadro do Estadão Carreira e Empreendedorismo, lançado em meados de março, traz especialistas para responder dúvidas dos leitores sobre negócios e mercado de trabalho.

Desta vez, o fundador da Chilli Beans se dirige aos leitores Mary San, Vitor Borges de Faria e Júlio César Hoffmeier, que enviaram perguntas por meio do grupo de discussão no Telegram e pelas redes sociais.

Para quem quer uma dica sobre uso da tecnologia, o empreendedor afirma: "Use para te gerar informação para você acertar no seu preço, no seu produto, entender o perfil do consumidor. Mas nunca esqueça do potencial do ser humano. O ser humano é que vai fazer diferença no futuro, porque a tecnologia, um dia, vai virar commodity".

Acerca do tão falado "clube das 5 da manhã", que valoriza acordar cedo para ter mais produtividade, Caito diz que o discurso "tem um lado meio marketing" e "o importante é o seu nível de produtividade, disciplina". Segundo ele, achar esse equilíbrio é algo pessoal, não necessariamente regido por uma regra.

Confira abaixo o vídeo completo com as respostas do empreendedor. Os outros dois vídeos do aprensetador do Shark Tank Brasil estão neste link e neste aqui.

A seção 3 perguntas para também está no Sua Carreira e o primeiro vídeo sobre mercado de trabalho e carreira foi com o diretor de talentos da empresa de telefonia Vivo, Fernando Luciano, que respondeu dúvidas sobre diversidade e inclusão. Luciano falou sobre as estratégias adotadas pela companhia e como funcionários podem colaborar. Assista neste link.

Você tem dúvidas sobre empreendedorismo e mercado de trabalho? Envie sua pergunta para pme@estadao.com.

Quer debater assuntos de Carreiras e Empreendedorismo? Entre para o nosso grupo no Telegram pelo link ou digite @gruposuacarreira na barra de pesquisa do aplicativo. Se quiser apenas receber notícias, participe da nossa lista de distribuição por esse link ou digite @canalsuacarreira na barra de pesquisa.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.