Redação
26 de outubro de 2021 | 18h58
Por Patricia Ferrari Peceguini, consultora do Sebrae-SP
O capital de giro é o total de recursos financeiros necessários para que a empresa sobreviva, mantendo suas despesas pagas. Ao iniciar uma empresa, o capital de giro é composto pelo aporte inicial dos sócios. Ele deve ser calculado com a estimativa de todos os gastos, durante o período em que ainda não há o recebimento das vendas.
Quando a empresa está em funcionamento, o capital de giro é constituído pelas disponibilidades de caixa, bancos e em recebíveis, que são os valores das vendas a prazo que podem ser antecipadas com facilidade. Ele deve ser um recurso com liquidez, ou seja, deverá estar disponível para custear as despesas de imediato. Assim, irá garantir a viabilidade das operações da empresa, possibilitará com que a empresa faça investimentos, que compre seus insumos e matérias-primas, e que possa manter as despesas pagas durante o tempo que a empresa leva para que suas vendas sejam recebidas dos seus clientes.
Para estabelecer o valor que uma empresa necessita de capital de giro, é necessário que se faça uma projeção de seu caixa. Para isto, pode ser utilizada a ferramenta fluxo de caixa, na qual se estima a quantidade de recebimentos de vendas já feitas, a projeção de novas vendas à vista, bem como todos os pagamentos do período a serem deduzidos do valor recebido.
Se o saldo for positivo, indica que as operações da empresa são custeadas pelo seu recebimento, e neste caso não haverá a necessidade de aporte de recursos por parte dos sócios. Ao contrário, no caso de haver saldo deficitário nesta conta, saberemos que há necessidade de injetar capital de giro na empresa.
Existem alguns fatores que levam uma empresa a necessitar de capital de giro:
O capital de giro garante a viabilidade das operações da empresa. Foto: Unsplash
1. Estude e aplique novas formas de contratação:
2. Controle as despesas operacionais:
3. Estabeleça medidas para melhorar o giro de seu estoque:
4. Atue de forma a melhorar os prazos de giro dos estoques, recebimentos e pagamentos:
5. Foque na produtividade
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.