Nappy.co
Nappy.co

20 cursos do Sebrae para melhorar a gestão do negócio na pandemia

Para pequenos empreendedores enfrentarem crise, instituição oferece cursos online gratuitos que vão de educação financeira e marketing a estratégias para vender mais e atender os clientes

Redação, O Estado de S.Paulo

08 de abril de 2021 | 15h00

Com a pandemia do novo coronavírus ainda em curso, sem dar sinais de melhora, o pequeno empreendedor se vê constantemente diante de desafios. Se a educação continuada já é o caminho para manter os negócios de pé, essa premissa faz-se ainda mais importante neste momento para dar conta dos imprevistos e das novas demandas que surgem pela mudança de comportamento do consumidor.

A fim de incentivar a busca constante por conhecimento, o Sebrae divulga com frequência cursos online e gratuitos que podem ajudar o donos de negócio a dar um 'up' no empreendimento. Do outro lado, há interesse. A instituição bateu o recorde de 2,5 milhões de matrículas em seus cursos a distância em 2020 - sendo que uma mesma pessoa pode se matricular em mais de um.

O serviço de apoio às micro e pequenas empresas oferece mais de 140 opções de capacitação no universo do empreendedorismo, todas gratuitas, que vão desde educação financeira, marketing e inovação até estratégias para vender mais e atender melhor os clientes.

"Nossos cursos são criados em cima das principais necessidades dos empreendedores, estejam eles em fase de ideação, maturação ou execução do negócio. As capacitações são verdadeiras respostas aos anseios dessas pessoas. Exemplo disso são os cursos criados para serem feitos pelo Whatsapp. No momento que o Sebrae notou que a ferramenta era um dos aplicativos mais usados pelos donos de micro e pequenos negócios, rapidamente, criamos essa solução que é um sucesso", comenta Rodrigo Estrela, analista de soluções do Sebrae.

Na lista abaixo, confira 20 cursos de capacitação que podem ajudar tanto o empreendedor como quem gostaria de começar a empreender.

Cursos para empreendedores

  • Marketing digital para o empreendedor: ensina a construir e monitorar uma estratégia de marketing digital para alavancar o seu negócio.
  • Gestão Financeira: o curso possibilita fazer a análise e o controle das atividades financeiras da empresa. Assim, será possível tomar decisões cada vez mais acertadas e, consequentemente, maximizar os resultados financeiros.
  • Customer Success: como conquistar e manter clientes: customer success é uma nova abordagem empresarial que coloca o consumidor no centro de tudo.
  • Microcrédito consciente: o curso abordará temas relacionados ao planejamento e orientação para o crédito. O conteúdo trata de questões como: noções de formação de preço, ponto de equilíbrio e lucro, relação do capital de giro, fluxo de caixa, ciclo financeiro e ciclo operacional, cálculo da necessidade de capital de giro, requisitos para acesso ao crédito, finalidades e modalidades de crédito, taxa de juros e custo efetivo total, entre outras.
  • Como vender pela internet na crise do coronavírus: o curso mostra como a internet é fundamental, principalmente neste momento de crise, para o avanço e o sucesso da empresa. Ele expõe técnicas para melhorar a performance nas redes sociais e aumentar o tráfego de clientes nos canais de vendas.
  • LGPD: a sua empresa está preparada?: o curso explica o que é a Lei Geral de Proteção de Dados, como ela funciona, quais são suas diretrizes e os impactos da sua implementação. Isso ajuda as empresas a lidarem melhor com dados pessoais dos clientes.
  • Avaliando as vendas do seu negócio (Curso por Whatsapp): o curso oferece ferramentas para alcançar esse objetivo, como fazer uma avaliação e um planejamento de vendas bem feitos e ter resultados cada vez melhores.
  • Inovação e possibilidades de crescimento (Curso por Whatsapp): o curso mostra o que é preciso para implantar a cultura de inovação no negócio, que se tornou um diferencial competitivo para empresas de todos os portes.
  • Fluxo de caixa como ferramenta de gestão para o seu negócio (Curso por Whatsapp): o fluxo de caixa é uma das ferramentas de gestão para manter o controle da movimentação financeira das atividades de um negócio. O curso ensina a embasar a criação de um fluxo de caixa, capaz de gerar um diferencial estratégico na gestão financeira do empreendimento.
  • Boas práticas nos serviços de alimentação: esse curso ajuda a compreender as questões relacionadas à segurança alimentar no processo de elaboração dos alimentos, nas formas de armazenamento e conservação e em outros conceitos e práticas que aprimorarão o negócio.
  • Atendimento ao cliente: o empreendedor vai aprender sobre os procedimentos de atendimento em uma empresa e como essas ações provocam um impacto positivo nos resultados de um negócio.
  • Compras governamentais: micro e pequenas empresas: curso destinado às micro e pequenas empresas que desejam fornecer bens e serviços para a Administração Pública Federal, Estadual e Municipal. Aqui, ao tratarmos de MPE, nos referimos às Microempresas, às Empresas de Pequeno Porte, aos Microempreendedores Individuais (MEI), aos Agricultores Familiares e às Cooperativas.
  • Como vender mais e melhor: o curso ensina a definir metas e ações para conquistar mais clientes e gerar melhores resultados para o seu negócio.
  • Como aumentar suas vendas: o curso oferece estratégias para incrementar os produtos e/ou serviços a partir da conquista de mais clientes e da venda em maior quantidade para os consumidores atuais. O objetivo é que o empreendedor saiba também ampliar as possibilidades de crescimento e de expansão dos seus negócios.

Cursos para quem quer começar a empreender

Quer debater assuntos de Carreiras e Empreendedorismo? Entre para o nosso grupo no Telegram pelo link ou digite @gruposuacarreira na barra de pesquisa do aplicativo. Se quiser apenas receber notícias, participe da nossa lista de distribuição por esse link ou digite @canalsuacarreira na barra de pesquisa. 

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.