Redação
27 de abril de 2021 | 15h49
Por Samuel Aguiar de Castro e Souza, consultor de negócios do Sebrae-SP
O pitch de vendas é o discurso que o empreendedor apresenta para convencer o seu potencial cliente a comprar seu produto. O ideal é que ele seja o mais rápido possível, sem perder o impacto.
Por esse motivo, também o chamamos de “pitch de elevador”, pois ele deve ser tão relevante, impactante e conciso que o vendedor seria capaz de explicar seu produto e a relevância dele no tempo de uma viagem de elevador. Ou seja: convencer o ouvinte já nos primeiros segundos de sua fala!
Portanto, para construir a sua apresentação ou pitch, separamos duas dicas importantíssimas, para que você possa se lembrar ao definir o seu roteiro de fala.
Tempo é dinheiro! E no mundo dos negócios ninguém gosta de desperdiçar qualquer minuto em ações que poderiam ser resolvidas em um tempo menor. Em um curto espaço de tempo, você deve esclarecer aos clientes e demais pessoas que estarão vendo sua apresentação sobre os problemas que eles estão enfrentando e suas consequências.
O pitch de vendas é o discurso que o empreendedor apresenta para convencer o seu potencial cliente a comprar seu produto. Foto: Leon/Unsplash
Pode parecer estranho, mas muitas vezes as pessoas não fazem ideia de todas as suas dores e muito menos do prejuízo de adiar a solução (que, no caso, poderá vir da sua apresentação: pense no seu negócio como um analgésico para a dor do cliente)!
Outra informação importante é mostrar o plano de como seu produto pode ajudá-lo, sempre desenvolvendo um cenário positivo para deixar claro como será a melhoria após a compra da solução.
Quando estiver falando sobre sua empresa, produto ou serviço, você deve brilhar! Os seus olhos devem passar confiança e alegria. Fale de seu produto ou serviço com paixão, com a certeza de que ele ajuda as pessoas e, assim, despertará nos ouvintes a vontade de conhecer cada vez mais sobre sua solução.
O momento da proposta comercial não é hora para timidez: vá com tudo e não tenha medo, inspire as pessoas que estão ouvindo, faça com que queiram te conhecer mais, solicitar propostas, estreitar o relacionamento, estabelecer parcerias e comprar sua solução.
Para te ajudar um pouco mais, criamos um modelo fictício, baseado no que fazemos no Sebrae, para que possa se inspirar na elaboração do seu pitch.
Exemplo:
“Olá! Você sabia que 60% das empresas fecham nos 5 primeiros anos de vida, sendo que quase metade delas vai a falência logo no primeiro ano? Sabia também que a ausência de um bom modelo de negócio e a falta de planejamento estão entre os principais motivos para a falta de sustentabilidade dos negócios?
Bom, muito prazer, eu me chamo ‘fulano’, sou consultor de gestão no Sebrae, uma empresa especializada em gestão, com consultorias e capacitações para o empreendedor das micro e pequenas empresas de todos os setores e segmentos.
Através dos nossos cursos e consultorias levamos novos conhecimentos e habilidades para que você, empresário, possa conquistar maiores e melhores resultados, tendo mais domínio e possibilidade de lucro em suas operações.
Você encontra o nosso atendimento de maneira presencial em nossos escritórios regionais e postos de atendimento, além das nossas redes sociais no atendimento remoto. É só procurar por ‘Sebrae SP’ no Facebook, Instagram ou LinkedIn, mas também pode nos ligar por meio do telefone 0800 570 0800.
Sabe de uma coisa, para gerenciar bem uma empresa e buscar superar os desafios do mercado não tem segredo, tem Sebrae! Muito obrigado.”
É isso, estude, se prepare, conheça bem os produtos e serviços e tenha na ponta da língua as características, os benefícios e as soluções que eles geram para as dores e tarefas dos seus clientes e consumidores.
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