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Opinião|Como enxergar a necessidade do cliente e fortalecer a marca em tempos de crise

É hora de repensar o próprio negócio, de abastecer o mercado com conteúdo, de se aliar ao concorrente, de estar aberto a coisas novas, diz consultor do Sebrae-SP

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Por Redação
Atualização:

Por Luiz Felipe Navarro, consultor do Sebrae-SP 

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Sem dúvidas estamos passando por um momento extremamente difícil e preocupante em muitos aspectos por conta do novo coronavírus. Neste contexto, percebe-se uma mudança no comportamento do consumidor em uma velocidade um tanto quanto difícil de acompanhar.

As grandes empresas têm trabalhado fortemente seu posicionamento enquanto marca, a fim de obter a credibilidade do mercado e sair à frente de suas principais concorrentes. Como devem se comportar as micro e pequenas empresas neste cenário tão desafiador?

A resposta a essa pergunta pode parecer óbvia para muitos. No entanto, muitas dessas micro e pequenas estão de portas fechadas. Muitas delas não têm reserva financeira sequer para pagar seus funcionários, como fazer marketing neste momento?

É preciso mudança. É preciso primeiro enxergar as necessidades do mercado. Entender quais são os canais capazes de satisfazer essas demandas. E, principalmente, vincular nossas marcas na resolução dos problemas das nossas comunidades.

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Nesse momento, é essencial repensar as necessidades dos clientes e como se adaptar, mesmo de modo online. Foto: Black Illustrations

Às vezes temos um público muito mais perto do que realmente buscamos. Às vezes ele está na rua de trás da nossa empresa. É para esse público que temos que comunicar. Mesmo que o mercado não te devolva com compras, abasteça o mercado de conteúdo. Crie vínculo. Se alie ao seu concorrente, faça diferente.

O momento agora é de repensar nossos negócios. De usar e abusar da nossa criatividade. Clientes continuam tendo problemas, mas esses agora talvez estejam em um outro grau de prioridade. Precisamos entender isso.

Precisamos estar abertos para a criação de um novo produto, de um novo mercado, de coisas novas. Com certeza, assim, teremos marcas muito mais fortes e preparadas para, de fato, atender clientes que com toda a certeza depois de tudo isso não serão mais os mesmos.

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