Foto do(a) blog

Fique por dentro do cotidiano da pequena empresa como você nunca viu antes.

Opinião|As empreendedoras - mulheres - são a força motriz da transformação social

Há 15 anos, a Artemisia nascia do incômodo de uma mulher norte-americana com as desigualdades sociais do Brasil; compromisso é com mudanças para pessoas em situação de vulnerabilidade

PUBLICIDADE

Atualização:

Existem muitas contribuições femininas no ecossistema de negócios de impacto social. Vejo isso todos os dias e tenho exemplos plurais e concretos dessa força da mulher na construção de uma nova forma de empreender. Uma das histórias de potência foi escrita dentro da própria organização que dirijo.

PUBLICIDADE

Ha? 15 anos, a Artemisia nascia de um inco?modo de uma jovem mulher norte-americana com as desigualdades sociais do Brasil. Kelly Michel questionava como poderi?amos, como sociedade, construir novas narrativas condizentes com uma jornada mais justa e igualita?ria e que garantisse a toda cidadã e todo cidada?o as liberdades fundamentais para acessar as oportunidades de educac?a?o, sau?de e moradia em prol da mobilidade social. 

A leitura de mundo que Kelly compartilhava, nesse momento, estava em plena sinergia com pensadores contempora?neos como Muhammad Yunus e Amartya Sen. Este u?ltimo, Nobel de Economia em 1998, ja? postulava - na obra Desenvolvimento como Liberdade - que "o desenvolvimento requer que se removam as principais fontes de privac?a?o de liberdade: pobreza e tirania, care?ncia de oportunidades econo?micas e destituic?a?o social sistema?tica e neglige?ncia dos servic?os pu?blicos e intolera?ncia ou interfere?ncia excessiva de Estados repressivos".

Diante da forc?a desse pensamento, ela reuniu um grupo de pessoas diversas, comprometidas com a mudanc?a social, que ousou indagar se determinados modelos de nego?cios poderiam gerar impacto social em larga escala e, dessa forma, contribuir para melhorar a vida de milhares de pessoas em situac?a?o de vulnerabilidade socioecono?mica no País. 

Publicidade

A norte-americana Kelly Michel. Foto: Acervo Pessoal

Cabe lembrar, inclusive, que a ONU Mulheres e o Pacto Global criaram Princípios de Empoderamento das Mulheres, um conjunto de considerações que ajudam a comunidade empresarial a incorporar em seus negócios valores e práticas que visem à equidade de gênero. No quinto item está a importância de apoiar o empreendedorismo feminino e promover políticas de empoderamento das mulheres.

À época da fundação da Artemisia, o Zeitgeist - espi?rito do tempo - preenchia-nos com a coragem e a indignac?a?o necessa?rias para sonhar e construir um pai?s diferente, onde realidades de escassez poderiam ser transpostas e transformadas em abunda?ncia de oportunidades. 

Longe dos cliche?s de jornadas heroicas, a incursa?o da Artemisia tem sido pontuada por acertos e erros, sobretudo, por transformac?o?es, experimentac?a?o, humildade para aprender, disposic?a?o para disseminar aprendizados e para inovar. No mês em que se celebra a luta feminina por condições igualitárias, quero agradecer a muitas mulheres que são a força motriz de um ecossistema que tem se tornado plural e diverso - o de negócios de impacto social.

* Maure Pessanha é empreendedora e diretora-executiva da Artemisia, organização pioneira no fomento e na disseminação de negócios de impacto social no Brasil.

Quer debater assuntos de Carreiras e Empreendedorismo? Entre para o nosso grupo no Telegram pelo link ou digite @gruposuacarreira na barra de pesquisa do aplicativo. Se quiser apenas receber notícias, participe da nossa lista de distribuição por esse link ou digite @canalsuacarreira na barra de pesquisa. 

Publicidade

Opinião por Maure Pessanha
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.