PUBLICIDADE

Empreendedorismo feminino: veja cursos de capacitação para mulheres

Cresça com o Google oferece treinamento para quem quer empreender e para quem deseja se desenvolver na carreira; Endeavor, Rede Mulher Empreendedora e governo de SP também têm opções

Por Igor Soares
Atualização:

Para celebrar o Dia Internacional da Mulher, empresas e instituições de incentivo ao empreendedorismo estão lançando cursos de capacitação para mulheres que desejam ter o próprio negócio.

PUBLICIDADE

O Google abriu inscrição para o programa Cresça com o Google para Mulheres, que vai oferecer capacitação para empreendedoras. O evento é dividido em duas trilhas de conhecimento: uma para as que querem empreender e fazer o negócio crescer, e outra para mulheres que desejam desenvolver suas carreiras. As inscrições ainda estão abertas e podem ser feitas no site (clique aqui).

Já o Instituto Rede de Mulheres Empreendedoras (RME) vai oferecer qualificação para mulheres. O programa Elas Prosperam, em parceria com a Visa, tem o objetivo de promover o desenvolvimento de negócios para mulheres negras a fim de que conquistem a renda e a independência financeira.

Ao todo, 60 mulheres serão selecionadas para o programa. Dessas, dez serão acompanhadas por agentes da RME. E, entre as dez, três mulheres serão contempladas com R$ 10 mil para investirem em suas próprias empresas. As inscrições vão até o dia 23 de março e devem ser feitas por meio do site (clique aqui).

No caso da Endeavor, a organização está selecionando 12 iniciativas de mulheres que fundaram empresas de soluções para o mercado financeiro. As chamadas scale-ups são companhias que têm um rápido crescimento por um longo tempo.

O programa da instituição busca por negócios de tecnologia, que podem transformar o setor financeiro em diversos segmentos, como fintechs, pagamentos, blockchain, crypto, bancos digitais, entre outros. As inscrições podem ser feita até o dia 2 de abril, por meio deste link.

Para ajudar mulheres a entrar para o mundo da tecnologia, a Laboratória oferece um bootcamp gratuito e online.Caso as alunas consigam um emprego após o fim do curso, devem devolver para a instituição 15% do salário por até dois anos. 

Publicidade

Cresça com o Google para Mulheresoferece capacitação para quem quer empreendere para quem desejadesenvolver acarreira. Foto: Google

Podem participar mulheres acima de 18 anos, que tenham cursado o ensino médio em escola pública ou privada com bolsa integral e que não estejam na universidade durante o curso. As aulas ocorrem cinco vezes na semana, durante seis meses. As inscrições são feitas pelo site até o dia 21 de março. 

Com o objetivo de alcançar mulheres com deficiência que desejam ter o próprio negócio, a Secretaria de Estado de Pessoas com Deficiência abriu inscrições para o programa Todas in-Rede, em parceria com o Sebrae-SP, que vai oferecer o curso online Sebrae Delas - Elas acontecem. O programa vai de 22 de março a 6 de abril. Para se inscrever, acesse o link.

Além desta iniciativa, o governo de São Paulo lançou também o Empreenda Mulher, programa com 60 mil vagas gratuitas em cursos de qualificação em diversas áreas como empreendedorismo (com parcerias com Sebrae, Aliança Empreendedora, Secretaria da Justiça e Cidadania, Secretaria do Desenvolvimento Social e Secretaria de Direitos da Pessoa com Deficiência), tecnologia pelo programa SP Tech (Banco de Dados, Desenvolvimento Mobile, Desenvolvimento Web e Lógica de Programação) e outras áreas (como finanças, idiomas, gestão administrativa e planejamento) pelo programa ViaRápida.

PUBLICIDADE

Os cursos fornecidos pelo programa SP Tech e ViaRápida estão com as inscrições abertas até o dia 15 de março. O Empreenda Mulher também conta com a liberação de R$ 50 milhões em microcrédito pelo Banco do Povo, exclusivos para mulheres que residem no estado de São Paulo e que tenham concluído um dos cursos do programa. Para mais informações, confira o site

Quer debater assuntos de Carreiras e Empreendedorismo? Entre para o nosso grupo no Telegram pelo link ou digite @gruposuacarreira na barra de pesquisa do aplicativo. Se quiser apenas receber notícias, participe da nossa lista de distribuição por esse link ou digite @canalsuacarreira na barra de pesquisa.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.