ESTADÃO PME » » notícias

Notebook| 30 de julho de 2018 | 22h 47

Liderança tem disputa acirrada

Índices de satisfação das três melhores são bem próximos

Gabriel Navajas - Especial para o Estado

Líder e vice-líder da categoria em 2017, Dell e Samsung repetem o bom desempenho (e as posições) nesta edição da pesquisa, com 82 e 79 pontos, respectivamente. Os índices de satisfação, aliás, ficaram bem próximos no caso dos três primeiros lugares em notebook – em terceiro vem a Acer, com 77 pontos. Isso comprova que a disputa acirrada nesta categoria da Escolha PME é muito acirrada.

Escolha PME 2018 -  Notebook

Escolha PME 2018 -  Notebook

Embora apareça em quarto no índice de satisfação, com 71 pontos, a HP está em segundo entre as mais lembradas como objeto de desejo, mencionada por 12%. Para Bruno Ortolani, gerente de Categoria de PC da companhia, esse interesse está relacionado à oferta de uma linha de produtos de topo de gama que a HP já vendia no País e que agora está disponível por meio do site da companhia também para PMEs. “Temos produtos premium, que muitas vezes são mais difíceis de serem trabalhados com os distribuidores e as revendas pois, como o giro é menor, nem sempre eles têm unidades disponíveis em estoque."

Dados sobre tendências e práticas

A Dell vem investindo em informação para que pequenos negócios fiquem mais bem amparados na área tecnológica. “Foi inaugurada recentemente uma central online para pequenas empresas que conta com um banco de informações sobre tendências e melhores práticas para auxiliar os empresários do segmento na tomada de decisão em relação à tecnologia”, conta a diretora de Marketing para Pequenas e Médias Empresas da Dell no Brasil, Alice Oliveira.

Apesar de neste ano ter ficado com sete pontos a menos em comparação com a pesquisa feita em 2017, a Dell permanece como o melhor índice entre as fornecedoras de notebooks: 82 pontos.

Para 81% das PMEs consultadas, produtos são o mais importante critério na hora de escolher a fornecedora de notebook. “Nossa proximidade com o segmento permite que estejamos confiantes na entrega do maior, mais completo e customizado portfólio de produtos, serviços e soluções para PMEs no País”, diz Alice.

De acordo com ela, procurar conhecer os clientes para poder atender todas as necessidades deles é um dos principais caminhos para a Dell se manter entre as líderes.

Notebook funcional, a bom custo

Vice-líder em satisfação, com 79 pontos (mesmo índice do ano passado), a Samsung trabalha com dois pilares para se manter na preferência do público PME: funcionalidade e bom custo-benefício. Sandra Chen, diretora da área de notebooks da empresa, diz que isso reforça o bom relacionamento com os clientes. “As novidades abrangem configurações que aliam alto desempenho e design ou atendem quem busca recursos básicos, sem comprometer o desempenho em demandas do dia a dia.” Ela destaca também a ampla rede de distribuição, física e online. “Isso dá certeza ao cliente que ele encontrará nossos produtos.”

A Acer aparece como novidade entre as melhores da categoria. Com 77 pontos, ficou em terceiro. “Nos últimos dois anos, mudamos duas vertentes. Uma delas é a corporativa, com foco em PME. Trouxemos a linha casual mate, com recursos diferentes dos vendidos no varejo tradicional, como Windows profissional, para uso em rede”, destaca Anderson Kanno, diretor de Marketing da Acer. “Nossa linha traz uma proposta vantajosa e descomplicada. O pequeno e médio empresário não quer perder tempo com burocracia e complexidade.”

Estadão PME - Links patrocinados

Anuncie aqui