ESTADÃO PME » » notícias

Inovação| 28 de fevereiro de 2018 | 14h 57

Kitchen robot combina refrigerador e forno e prepara refeições sozinho

O Suvie pode ser programado ou acionado a distância via smartphone

Redação - O Estado de S.Paulo

Empresa cria forno combinado com refrigerador e promete refeições ser esforço. Foto: Kikckstarter/ Divulgação

Empresa cria forno combinado com refrigerador e promete refeições ser esforço. Foto: Kikckstarter/ Divulgação

Chegar em casa após um longo dia de trabalho e ter o jantar pronto para ser servido, na temperatura adequada e ainda com ingredientes frescos parece algo impossível de acontecer sem a presença de um ser humano. Mas a Suvie, empresa fundada em 2015 por Robin Liss e Kevin Incorvia, ex- engenheiro da Apple, na cidade de Cambridge, em Massachussetts (EUA), promete refeições como as descritas acima por meio de um forno combinado com refrigerador, que leva o mesmo nome da empresa.

O projeto está no site de financiamento coletivo Kickstarter, e já arrecadou mais de US$ 600 mil. A empresa qualifica o Suvie como um ‘kitchen robot’. O sistema funciona da seguinte maneira: existem compartimentos específicos para quatro tipos de ingredientes (proteína, vegetal, carboidrato e molho). Até a hora programada para o preparo, o equipamento mantém refriegerados os produtos colocados nos compartimento, o sistema do Suvie os detecta e o algoritmo controla o restante do processo, como o tempo de preparo de cada um. Não importa se o peixe tem cozimento mais longo do que o macarrão, o sistema é capaz de organizar o preparo para que tudo fique pronto simultaneamente. A única atribuição humana é programar o horário da refeição, direto no forno ou por meio do aplicativo.

É necessária conexão com a internet para agendar o cozimento por meio do aplicativo, mas o sistema não precisa estar conectado para iniciar a refrigeração ou o cozimento, pois ele apresenta uma memória de receitas que garante o preparo da refeição mesmo sem internet.

Os CEOs prometem refeições nutritivas e com frescor, já que o sistema foi elaborado em conjunto com uma equipe de culinaristas e engenheiros de alimentos próprios, além de uma parceria entre a empresa e o programa de extensão de Ciências da Alimentação da Universidade de Massachusetts, com o objetivo de garantir as temperaturas mais seguras para os alimentos.

Um dos objetivos da empresa é proporcionar a integração do Suvie com os assistentes virtuais Amazon Alexa e Google Home.

Siga o Estadão PME nas redes sociais 

Instagram: @estadaopme 

Twitter: @estadaopme 

Facebook: www.facebook.com/estadaopme

Estadão PME - Links patrocinados

Anuncie aqui