ESTADÃO PME » » notícias

| 10 de agosto de 2018 | 5h 00

Evento do Estadão PME aborda a estruturação de empresas recém-criadas no Brasil

Empreendedores de sucesso discutirão no Encontro Pró-PME as adaptações necessárias para a construção de empresas 'definitivas'

Vanderson Pimentel - Especial para - O Estado de S. Paulo

Lucas Mendes, gerente da empresa de coworking WeWork - Foto: JF Diório/Estadão

Lucas Mendes, gerente da empresa de coworking WeWork - Foto: JF Diório/Estadão

Abrir uma empresa é apenas um passo da trajetória. Mais difícil é fazer o empreendimento prosperar, garantindo resultados positivos e credibilidade. O 2º Encontro Pró-PME, que será realizado nos dias 26 e 27 de setembro, vai discutir as possibilidades de se estruturarem empresas 'definitivas' no módulo "Construindo Identidades". O Instituto Tomie Ohtake, em São Paulo, será palco do evento, que terá entrada gratuita.

As primeiras apresentações sobre o tema serão feitas por Tallis Gomes e Renato Velloso, diretor do Dr. Consulta, no dia 26 de setembro, das 14h às 15h20. Criador do Easy Taxi, Gomes deixou o aplicativo de transportes há três anos para fundar a Singu, startup que conecta clientes e profissionais de serviços de beleza. Em sua palestra, ele falará sobre suas experiências no empreendedorismo e sua atual companhia.

Velloso compartilhará com o público uma experiência de mais de 30 anos de carreira na área da saúde. Ele foi um dos co-fundadores em 1987 da Odontoprev, empresa especializada em planos odontológicos, e trabalhou na companhia até 2015. No ano seguinte, Renato Velloso se tornou vice-presidente de desenvolvimento de mercado no Dr.Consulta, startup que presta serviços médicos.

::INSCREVA-SE:: semanapropme.com.br

Novo ambiente

No dia seguinte, em 27 de setembro, Lucas Mendes, da WeWork, também dará palestra aos presentes, ao lado de Malte Huffmann, co-fundador da Dafiti. Diretor da startup de coworking, que chegou no ano passado e já tem oito escritórios no Brasil (abrirá mais três até o fim deste mês) e mais de 10 mil clientes, Mendes pretende falar sobre o crescimento do empreendedorismo e dos novos ambientes de trabalho no Brasil.

“A sociedade está achando o empreendedorismo legal. No Brasil, muitas pessoas sempre gostaram do funcionário público, e muitas vezes os pais falavam que era arriscado empreender. E hoje em dia o empreendedor é bem visto, é um movimento cultural legal. Ainda existe muita gente que tem esse pensamento, mas hoje há mais empreendedores, e isso é bom”, diz o advogado.

Mesmo assim, Mendes fez questão de alertar que é preciso estar sempre atento às novidades para os empreendimentos seguirem crescendo, ao se adaptarem às novas demandas.

"A empresa precisa se reinventar", afirma. "Muitas vezes, em um ano sua empresa está bombando e no ano seguinte não está mais. Acho que é (preciso) acompanhar as tendências e trabalhar com diversidade. Se você tiver um grupo em que todos pensam de maneira igual, não consegue ver as possíveis concorrências que podem surgir. A companhia pode ter perfis diferentes, origens e etnias diferentes. Isso a ajuda a estar oxigenada para inovar sempre."

'Agilidade e adaptação'

Malte Huffmann é um dos fundadores do e-commerce de moda Dafiti
Malte Huffmann é um dos fundadores do e-commerce de moda Dafiti

Malte Huffmann falará sobre suas experiências e dificuldades como co-fundador da Dafiti, loja virtual de roupas, calçados e assessórios. Para o alemão, construir a identidade de uma empresa "é mais que um logotipo" ­­-- este será justamente o tema de sua palestra.

"Vivemos em tempos exponenciais, em que tudo muda o tempo todo e, mais do que nunca, é preciso estar atento às mudanças ao seu redor para se manter no topo e alçar novos desafios. Ou seja, a empresa deve manter a agilidade e ser adaptável ao que está acontecendo e àquilo que os consumidores desejam, às novas tecnologias que surgem. As empresas que se estagnam, vão acabar morrendo", afirma.

Huffmann conta que a Dafiti, empresa que atua no Brasil desde 2010, só conseguiu crescer graças à estrutura criada na busca de seguir agregando melhorias dentro da própria companhia. "É fundamental ter uma visão formulada, desde o início, de qual será a sua proposta de valor para o cliente e como pretende se diferenciar de modelos já existentes. Consumidores, tipicamente, só mudam de hábito, ou seja, aderem a um produto ou um serviço novo se isso realmente traz um valor maior a eles. Este valor agregado pode ser o fazer algo mais fácil, mais rápido, mais barato. A real inovação começa com uma melhoria de 10 vezes daquilo já existente."

Informações

O evento terá outros quatro módulos: "Como Conquistar o Mundo", "Encontro PME", "Inovação na Prática" e "Tudo é empreendedorismo". Acompanhe nos próximos dias o site do Estadão PME para saber mais a respeito das atividades e dos participantes já confirmados.

O Encontro Pró-PME é um evento gratuito voltado para estudantes, empreendedores de startups, pequenas e médias empresas. As inscrições para participar da convenção e os nomes dos palestrantes estão disponíveis no site semanapropme.com.br.

Confira a programação do Encontro Pró-PME

DIA 26 DE SETEMBRO

"Como Conquistar o Mundo" – Das 9h às 10h20

Convidados:

Flávio Pripas - Cubo Itaú

In Hsieh - CBIPA (China Brazil Internt Promotion Agency)

"Inovação na Prática" – Das 10h40 às 12h

Convidados:

Carlos Mira – TruckPad

Carlos Humberto - Diaspóra.Black

"Construindo Identidade" – Das 14h às 15h20

Convidados:

Tallis Gomes - Easy Taxi

Renato Velloso - Dr. Consulta

"Tudo é empreendedorismo" – Das 15h40 às 17h

Convidados:

Karen Jonz - Skatista e Designer

Nana Lima - Think Eva

Encontro com CEO's

Das 9h às 11h - Sérgio Zimerman – Petz

Das 15h às 17h - Cláudio Sassaki - Geekie

Business Games

Jogo de Gestão de empresas focada em inovação - Academia de Marketing

Turma 1 – Das 9h às 12h/Turma 2 – Das 14h às 17h

Você seria capaz de administrar um grande festival de musica?

DIA 27 DE SETEMBRO

"Como Conquistar o Mundo" – Das 9h às 10h20

Convidados:

Rafael Forte – Vtex

Tonico Novaes - Campus Party

"Inovação na Prática" – Das 10h40 às 12h

Convidados:

Isabela Raposeiras - Coffee Lab

Juliana Glasser - Carambola

"Construindo Identidade" – Das 14h às 15h20

Convidados:

Malte Huffmann – Dafiti

Lucas Mendes - WeWork

"Tudo é empreendedorismo" – Das 15h40 às 17h

Convidados:

Paulo Tatit e Sandra Perez - Palavra Cantada

Encontro com CEO's

Das 9h às 11h - Geraldo Rufino - JR Diesel

Das 15h às 17h - A confirmar

Business Games

Jogo de Gestão de empresas focada em inovação - Academia de Marketing

Turma 1 – Das 9h às 12h/Turma 2 – Das 14h às 17h

Você seria capaz de administrar um grande festival de musica?

::INSCREVA-SE:: semanapropme.com.br

Estadão PME - Links patrocinados

Anuncie aqui