ESTADÃO PME » » notícias

Melhores Pequenas Empresas para Trabalhar| 25 de julho de 2018 | 5h 05

Capacitação é a marca do setor de serviços

Treinamento e planos de carreira são chamarizes das empresas do ramo para atrair e motivar os seus colaboradores

Raul Galhardi, especial para - O Estado de S.Paulo

Colaboradores e voluntários atuam juntos no tratamento de crianças e jovens no Instituto Sorrir para a Vida. Foto: Tiago Queiroz/ Estadão 

Colaboradores e voluntários atuam juntos no tratamento de crianças e jovens no Instituto Sorrir para a Vida. Foto: Tiago Queiroz/ Estadão 

A preocupação com a carreira é a questão mais importante para os colaboradores ao procurarem um emprego. Essa é umas das conclusões presentes na 4ª edição do Índice de Confiança Robert Half (ICHR), realizada em 2018, que afirma que a possibilidade de crescimento dentro de uma empresa ou instituição é o principal fator de decisão para os candidatos na hora de optarem por um trabalho.

:: Veja ranking completo do Great Place to Work - Pequenas 2018 ::

:: 'O ambiente de trabalho está matando as pessoas' :: 

Seguindo essa tendência, as líderes do ranking GPTW 2018 da área tem investido na criação de planos de carreira e treinamentos, mesmo em diferentes especialidades. A Livelo, fruto de uma parceria entre o Banco do Brasil e o Bradesco para o setor de programa de fidelidade, ficou em 23º lugar na pesquisa e se destaca por, duas vezes por ano, realizar uma cerimônia de “recompensa” entre colaboradores. Eles recebem presentes e pontos Livelo, que podem ser transformados em produtos e serviços. O tempo de casa também é um fator de premiação. Além disso, a empresa proporciona treinamentos internos e externos, tanto comportamentais quanto técnicos, com palestras, cursos e bolsas de idiomas.

“A gente pretende continuamente investir em ações no desenvolvimento de pessoas, que favoreçam o ambiente de trabalho”, diz Danielle Lopes, superintendente de recursos humanos da companhia.

Formação. Outra empresa líder no ranking é a Global Saúde, sétima colocada na pesquisa da GPTW. A companhia passou por uma reestruturação nos últimos anos, diminuindo o seu número de funcionários e tornando a sua gestão mais horizontal para enfrentar a recessão econômica que impactou nas receitas da empresa. “Reduzimos o número e qualificamos o quadro de funcionários”, afirma Luis Antonio Blotta, vice-presidente de operações e responsável pela área comercial.

:: Salário já não é o mais importante para o funcionário :: 

:: Relação é chave para reduzir rotatividade ::

O executivo relata que, para além do plano de carreira ofertado, o diferencial da Global consiste na constante formação dos profissionais.

“Nós investimos muito na capacitação dos nossos funcionários para que eles sejam profissionais especializados em saúde. Isso atrai porque tirando a parte técnica, formada por médicos, os profissionais da área são difíceis de serem encontrados, não estão disponíveis no mercado de trabalho. As pessoas saem daqui formadas em uma especialização rara”, defende Blotta.

Um fator cada vez mais relevante na escolha de um emprego é o impacto social causado pelas ações das empresas. Entidades que promovam práticas sociais tem sido bem avaliadas como locais de trabalho.

É o caso do Instituto Sorrir para Vida, organização não governamental (ONG) que promove tratamento odontológico para crianças e adolescentes com câncer e deficiências. A organização possui funcionários e voluntários e ocupa o 26º lugar na lista.

Além da satisfação trazida pela importância do trabalho realizado, para manter o padrão de qualidade dos serviços prestados a ONG investe nos seus colaboradores pagando curso específicos voltados para o tratamento do seu público e incentiva a participação em congressos. “Desde a contratação buscamos pessoas com perfil mais profissional e ajudamos essas pessoas a se desenvolverem internamente”, conta Danielle Vanzella, coordenadora institucional do Instituto.

Saiba como motivar o seu colaborador

Carreira

Crie um plano de carreira para todos os funcionários. Após isso, deixe as regras claras, com critérios definidos de promoção, de prêmios e bônus.

Treinamento 

Invista recursos em capacitação da equipe de acordo com a missão da empresa e também das necessidades do público-alvo do negócio.

Social 

Ações filantrópicas e que também geram um impacto social aumentam a satisfação de toda a equipe dentro do ambiente de trabalho.

Reconheça 

Para além da remuneração, os especialistas enfatizam como é importante elogiar publicamente o bom trabalho da equipe.

Diálogo

Aproximar gestão e colaboradores melhora a compreensão do que é importante e aumenta o empoderamento dos funcionários.

Estadão PME - Links patrocinados

Anuncie aqui