ESTADÃO PME » » notícias

Inovação| 05 de agosto de 2015 | 10h 57

Startup brasileira vence competição mundial da Microsoft

Objetivo do projeto é usar a tecnologia para gerar moldes de roupas a partir das medidas do usuário e conectar clientes, costureiras e empresas

Estadão PME

Com o projeto chamado Clothes For Me, um marketplace online para vender roupas personalizadas feitas sob medida de uma maneira simples, a startup brasileira eFitFashion venceu o Imagine Cup, competição global promovida pela Microsoft. A etapa final ocorreu na sexta-feira, 31, em Seatle.

::: Saiba tudo sobre :::
Mercado de franquias
O futuro das startups
Grandes empresários
Minha história

O projeto, criado pelos estudantes Juliana Perani, Bianca Canezim Letti e Daniel Tsuha, da Universidade de São Paulo (USP), tem a proposta de utilizar softwares e algoritmos para gerar padrões de roupas automaticamente, baseados nas medidas do usuário. Ou seja, basta o usuário digitar suas medidas na plataforma para a projeção de um molde e envio para o vendedor.

A solução facilita a vida de milhares de pessoas que têm dificuldades para comprar roupas nas lojas tradicionais. E ainda barateia o valor das peças personalizadas, que muitas vezes têm um preço elevado devido a necessidade da modelagem das peças feita por pessoas capacitadas. 

5 inovações para ficar de olho
Divulgação
Chuveiro que recicla água

O "Chuveiro do Futuro" da sueca Orbital Systems promete reciclar até 90% da água que você utiliza no banho. Ele é equipado com sensores que detectam a qualidade da água que você já usou e determinam se é possível reutilizá-la ou não. No site da empresa é possível fazer o cálculo médio da economia em 23 cidades. No caso de São Paulo, na época do lançamento do produto, em 2014, o custo da água no ano seria de US$ 394,20 contra US$ 58,18 com o uso da tecnologia.

Com o uso da tecnologia, a costureira ou outras empresas já recebem o molde pronto para a confecção. Mesmo as costureiras que não sabem modelar podem se beneficiar da plataforma e oferecer seus serviços.

De acordo com a descrição do projeto, o objetivo é conectar clientes, costureiras e empresas de vestuário de todo o mundo, oferecendo um canal de contato com confiabilidade e segurança.

Competição. Na final, a equipe apresentou o projeto, que demorou três anos para ser desenvolvido, e respondeu perguntas de um time de jurados formado por Thomas Middleditch, ator da série Silicon Valley da HBO; Alex Kipman, inventor do HoloLens; e Jens Bergensten, principal desenvolvedor do Minecraft.

A competição tem como objetivo reunir estudantes de diversas disciplinas para eles utilizarem a criatividade, paixão e conhecimento para criar aplicativos, jogos e integrar soluções que podem mudar a vida das pessoas de alguma forma. 

A escova de dentes de seis segundos ainda não conquistou o mundo
Reprodução
Agilidade

O Estadão PME conversou com Chris Martin, um dos desenvolvedores da escova de dentes que promete higienizar a boca em seis segundos. Quando o produto surgiu, conquistou espaço nos quatro cantos do mundo por conta da sua proposta inovadora calcada na agilidade

Estadão PME - Links patrocinados

Anuncie aqui