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Negócios| 22 de outubro de 2014 | 12h 35

Restaurante faz 'puxadinho' para vender massa pronta e turbina faturamento

Restaurante Aguzzo lança pastifício e planeja expansão da proposta por franquias na cidade de São Paulo em 2015

Estadão PME

Um restaurante movimenta, em média, dois turnos de cozinha, atendimento no salão, valet e uma operação que só fecha as portas quando o último cliente for embora. Em busca de um retorno maior, mas com um processo menos desgastante, os sócios do restaurante Aguzzo resolveram investir em uma casa de massas artesanais localizada ao lado do estabelecimento.

Divulgação
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Chef João de Lima e o sócio do restaurante de São Paulo

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O novo espaço foi inaugurado em maio para a venda de pães e massas frescas e representa cerca de 5% do faturamento total da empresa. “Muitas pessoas já pediam nossos produtos, a lasanha, o nhoque, o ravióli. Os outros sócios já tinham a ideia da casa de massas, mas alguém precisava colocar em prática e fazer acontecer”, conta Fábio da Silveira, que entrou na sociedade no começo do ano.

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De acordo com o empresário, outra loja própria será inaugurada no começo do ano que vem em Moema. A ideia é expandir por franquias, mas a nova loja servirá como um teste. “Primeiro precisamos ter um histórico. A loja do lado do restaurante é muito cômoda. Vamos abrir a nova loja e a franquia vem na sequência. Pretendemos abrir várias unidades em São Paulo para vender nosso produto artesanal”, afirma.

A expansão do negócio por meio de lojas foi tomada justamente pela dificuldade de gestão de um restaurante. “A mão de obra é muito complicada. Com as lojas temos um outro estilo de produção, um retorno melhor e menos desgastante”, afirma Silveira. Uma diferença da loja atual com as franquias será o pão fresco. “Queremos um modelo para facilitar para o franqueado e para o franqueador. O custo para ter um pão fresquinho não vale a pena. Aqui estamos ao lado do restaurante”, explica o sócio do Aguzzo.

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