ESTADÃO PME » » notícias

Gestão| 10 de janeiro de 2013 | 16h 40

Oito dicas para o empreendedor manter o funcionário motivado no ano novo

Profissional de hoje não valoriza apenas o dinheiro e os benefícios

Estadão PME

Divulgação
Divulgação

 Manter um funcionário motivado não é uma tarefa fácil. Para os pequenos negócios  a dificuldade aumenta. Muitas vezes, a falta de recursos é apontada como o principal entrave  para a retenção de talentos. No entanto, os especialistas dizem que essa desculpa já está ultrapassada. Trata-se de uma ilusão. Os  funcionários não querem apenas bons salários. Da mesma forma, eles não buscam apenas bons benefícios. O segredo de uma empresa de sucesso passa pelo equílibrio entre os dois aspectos.

::: Estadão PME nas redes sociais :::
:: Twitter ::
:: Facebook ::
:: Google + ::

 "O dinheiro ainda é muito importante, mas hoje em dia os funcionários valorizam outras coisas, como a possibilidade de crescer junto com a empresa e o aprendizado que pode acumular", explica Adriana Gomes, Coordenadora do Núcleo de Estudos e Negócios em Desenvolvimento de Pessoas da ESPM.

O pequeno empreendedor que pretende ganhar relevância no mercado precisa, desde já, adotar uma política de recursos humanos eficiente para, dessa maneira, criar um diferencial que poderá levá-lo ao topo. Além de manter funcionários motivados ele pode ainda criar soluções que não dependem exclusivamente de dinheiro. Treinamento, premiações por desempenho e plano de carreira são a base das ações que mais têm apresentado resultados. "As gerações mais jovens, por exemplo, também valorizam o aprendizado. Dar oportunidade para o funcionário opinar e participar de decisões pode servir de estímulo", diz Adriana.


O Estadão PME  mostra iniciativas que podem ajudar o pequeno empresário a deixar sua equipe motivada

1 - Ofereça benefícios, mas sem abrir mão da recompensa. A equipe precisa apresentar bons resultados para merecer algo em troca.

2 - Você sabe quais são os benefícios que os seus trabalhadores gostariam ou precisam? Faça uma pesquisa antes de investir.

3 - Uma das ações que rendem mais retorno para a empresa é investir na formação da equipe, que melhor preparada pode produzir mais.

4 - Entenda quais são os problemas dos seus funcionários. Isso ajudará o empresário a melhorar o ambiente de trabalho.

5 - Oferecer qualidade de vida, como uma boa refeição na hora do almoço, ajuda a reduzir o nível de estresse da equipe.

6 - Oferecer um curso e premiar os funcionários após a obtenção de bons resultados aumentam o engajamento dos trabalhadores.

7 - Para especialistas, dar uma parte dos lucros à equipe é mais barato do que pagar altos salários e aumenta a sensação de reconhecimento.

8 - É preciso deixar claro para o funcionário a política de carreira vigente na empresa. Isso o deixará mais motivado.

Estadão PME - Links patrocinados

Anuncie aqui