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Tecnologia| 14 de outubro de 2011 | 6h 00

Empresa lança ferramenta que cria aplicativos para celulares sem custo

Plataforma Universo permite a criação de um aplicativo em cinco passos por qualquer empresa

Ligia Aguilhar - Estadão PME

Criar um aplicativo para smartphone pode ser tão simples quanto criar uma página no Facebook. Essa é a proposta da Plataforma Universo, ferramenta gratuita criada pela Mowa, uma das empresas líderes no mercado de mobile brasileiro, com o objetivo de facilitar o acesso de pequenas e médias empresas a esse tipo de tecnologia.

André Lessa/AE
André Lessa/AE


O produto foi desenvolvido quando os sócios da Mowa perceberam que muitos contratos não eram fechados porque os pequenos negócios não conseguiam arcar com custo de criação de um aplicativo - a empresa cobra cerca de R$ 25 mil por plataforma. A ferramenta começou a ser desenvolvida em 2008 e recebeu aporte de R$ 1,1 milhão da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep). “Na década de 90, ter um site era privilégio das grandes empresas. Hoje ter um site é essencial para qualquer empreendedimento. Acreditamos que o mesmo vai acontecer com os aplicativos, por isso, criamos esse canal para facilitar o acesso”, diz o CTO da Mowa, Guilherme Santa Rosa.

A ferramenta entrou no ar no início do mês e até agora tem cerca de mil usuários cadastrados.  A Organização Não Governamental (ONG) Um Teto para meu País (UTPMP), que constrói casas emergenciais para pessoas que vivem em situação de extrema pobreza, por exemplo, criou um aplicativo com informações completas sobre o trabalho da instituição, agenda de ações e conteúdo de Twitter, YouTube e Facebook. O objetivo é facilitar a comunicação com os voluntários da entidade no Brasil e ampliar a divulgação do trabalho da ONG. “Esta será uma ferramenta que facilitará muito o acesso às informações do Teto, tanto para os voluntários quanto para os nossos parceiros, afirma o diretor comercial da ONG, Luciano Coelho.

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Facilidade. O processo de criação envolve cinco passos. Primeiro, a empresa preenche um cadastro para criar login e senha no site. Na sequência, escolhe a categoria do aplicativo entre 15 opções. O usuário também escolhe as cores do layout,  fornece as informações da empresa e cadastra os sites da internet – como Twitter e Facebook – que vão alimentar o aplicativo. Por fim, nomeia e cria uma descrição para o aplicativo que é gerado em um clique. “É uma forma muito fácil de as empresas criarem aplicativos para uma campanha de verão, um festival e situações que demandam uma comunicação ágil”, diz Santa Rosa.

Em novembro, o site deve exibir novas funcionalidades. “Estamos construindo um fórum de discussões para que os usuários possam tirar dúvidas sobre a ferramenta”, diz Santa Rosa.  No mesmo período será lançada uma versão Premium da plataforma, com custo estimado em R$ 100 mensais, que terá funcionalidades mais avançadas como a possibilidade de divulgar o aplicativo pelo SMS e suporte técnico personalizado.

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