Publicidade

Yammer: conheça como o Twitter do mundo corporativo foi vendido por US$ 1,2 bilhão

Lançada em 2008 por uma startup norte-americana, negócio foi adquirido pela Micorsoft em 2012 por US$ 1,2 bi

PUBLICIDADE

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

O mercado de colaboração social tem se configurado como um dos mais dinâmicos no mundo dos negócios virtuais. E um bom exemplo de como o empresário deve se apropriar de parte desse interesse vem de uma startup norte-americana, que em 2008 lançou a Yammer, rede social então definida como uma espécie de Twiiter corporativo.

PUBLICIDADE

::: Estadão PME nas redes sociais ::: :: Twitter :: :: Facebook :: :: Google + ::

Em cinco anos, a ideia atraiu interesse de mais de cinco milhões de usuários e, na esteira disso, investidores, que aportaram mais de US$ 142 milhões no time de desenvolvedores. Processo que culminou na aquisição da empresa, no ano passado, pela Microsoft. A gigante de tecnologia desembolsou US$ 1,2 bilhão pela transação, mantendo a equipe de fundadores da Yammer, encabeçada por David Sacks, no comando da operação.Rede em evolução. Inicialmente, a Yammer era definida como um Twitter para o mercado de trabalho, onde os colaboradores informavam como estava o desenvolvimento de seus projetos. Em vez de perguntar “O que você está fazendo?”, a Yammer questionava “Em que você está trabalhando?”. Com o passar do tempo, a Yammer ganhou novas funcionalidades. Hoje, ela está mais para um Facebook do que para um Twitter dado o volume de possibilidades. A ferramenta cria redes sociais privadas dentro das companhias. Dentre os serviços, a Yammer oferece compartilhamento de arquivos e outros tipos de software para seus usuários. Segundo a Yammer, 85% das empresas listadas pela Fortune 500 são suas clientes, dentre elas DHL, Shell e Ford.

Para se cadastrar, o usuário precisa de um email corporativo. As empresas pagam uma mensalidade de US$ 5 por usuário, em seu pacote básico.

 
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.