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‘Você tem de ter a venda na veia’, diz empresária

Sonia (Dudalina)

Por Gabriel Navajas
Atualização:
Conversa com CEO's. Sonia Hess (Dudalina) no Encontro Pró-PME. Foto: Rafael Arbex /ESTADAO Foto: Rafael Arbex /ESTADAO

O empreendedorismo de Sonia Hess, presidente da camisaria Dudalina por 12 anos (2003 a 2015), vem de família. A mãe, dona Adelina, começou cedo, nos anos 1950, com uma pequena venda na cidade de Luís Alves, no interior de Santa Catarina. Começou a costurar depois de uma compra exagerada de tecidos. Nascia, ali, a empresa que se tornaria uma das maiores do setor no Brasil. Sonia foi uma das palestrantes do Encontro Pró-PME.

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“Os valores da família e do empreendedorismo foram muito fortes. Acho que sempre estivemos no lugar certo, na hora certa, aproveitando as oportunidades, corrigindo a rota para que desse resultado”, conta ela.

À frente dos negócios, comandou algumas transformações na empresa, como o lançamento da linha feminina, em 2010, uma de suas principais inovações – as roupas até apareceram em algumas novelas. “Mas a empresa só dá certo se você cuidar das pessoas que lá trabalham. E você tem que encantar o cliente, ter a venda na veia”, ensina. Também achava que só daria certo se eu estivesse envolvida”, acredita Sonia.

Por 35 anos, tocou os negócios da Dudalina, mas manteve o desejo de inovar e empreender, mesmo após deixar a presidência. É a vice-presidente do Grupo Mulheres do Brasil, que propõe ações em temas como educação, empreendedorismo e projetos sociais, além de ser conselheira de outras ONGs. “Quero ajudar a transformar o meu país para melhor e para todos”, afirma Sonia Hess.

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