Felipe Rau/Estadão
Felipe Rau/Estadão

Você procurou no Google o termo 'como ficar rico'? Nós mostramos para você

Propostas envolvem comportamentos profissionais, sugestões de atividades e mostram o que evitar

ESTADÃO PME,

29 de dezembro de 2014 | 08h00

Ao longo dos anos, universidades e pesquisadores independentes se dedicaram a detectar traços comuns no comportamento de pessoas que conseguiram ganhar muito dinheiro ao longo da vida e das que tentaram e fracassaram na missão.

Encontrar formas de ficar rico tem se mostrado como uma obsessão da sociedade moderna. Tanto que o termo "como ficar rico" é geralmente um dos mais digitados na plataforma de buscas do Google.

Em 2014, a sentença foi a mais buscada com a ferramenta da empresa, ficando a frente de preocupações como perder barriga, tirar print screen, excluir Facebook, baixar Whatsapp, tirar passaporte, desenhar e até beijar bem.

Separamos uma lista com as dicas mais recentes de 2014 difundidas no mercado. Elas estão separadas em três categorias: ficar rico antes dos 30, depois dos 30 e não ficar rico.

Confira:

ANTES DOS 30

Siga o dinheiro

O primeiro passo é se concentrar em aumentar a renda, afirma Grant Cardone, um consultor de bastante sucesso nos Estados Unidos. O especialista conta que tinha uma renda de US$ 3 mil por mês e nove anos mais tarde passou para US$ 20 mil. Como ele fez isso? Começou a seguir o dinheiro, a se concentrar em oportunidades realmente lucrativas, além de se forçar a controlar receitas.

Não esbanje o que você tem

"Eu não comprei o meu primeiro relógio ou carro de luxo até que os meus negócios e investimentos gerassem fluxos de seguros de renda", conta Grant Cardone. Segundo ele, o empreendedor deve ser conhecido por sua ética de trabalho e não pelas bugigangas que compra.

Não guarde apenas por guardar, mas para investir

A única razão para economizar dinheiro é para investir, diz o especialista. "Coloque o seu dinheiro guardado em locais seguros, nunca use para nada, nem mesmo para uma emergência." Isso, reflete, vai forçar o empresário a continuar a seguir o passo de aumentar a renda.

Trate o dinheiro como um amante ciumento

Para ficar rico, o empreendedor terá de fazer disso uma prioridade de vida. "O dinheiro é como um amante ciumento. Ignore-o e ele irá ignorá-lo."

Procure por um empresário milionário para ser seu mentor

Encontre o seu próprio mentor milionário para auxiliá-lo nessa dura empreitada. A maioria das pessoas ricas são extremamente generosas e compartilham seus conhecimentos e recursos.

DEPOIS DOS 30

Pare de ficar obcecado em dinheiro

Pode parecer contraditório, mas a dica é parar de ficar só pensando em dinheiro. Assim, você muda o foco para fazer as coisas que realmente vão contribuir para a construção da riqueza. Essa e outras dicas são de Dharmesh Shah, um dos fundadores da empresa HubSpot. Ele faz uma análise mais humanizada a respeito do tema.

Comece a rastrear quantas pessoas você ajuda

De acordo com o empreendedor, as pessoas mais bem sucedidas que ele conhece são muito úteis e "incrivelmente boas" para entender outras pessoas e ajudá-las a alcançar os objetivos.

Pare de pensar em fazer um milhão de dólares e comece a pensar em servir um milhão de pessoas

Quando você tem alguns clientes e o objetivo é ganhar muito dinheiro, você vai trabalhar em busca de extrair o último "dólar" do cliente. Mas outros benefícios começarão a aparecer quando você encontrar uma maneira de servir um milhão de pessoas.

Crie rotinas que garantem o progresso

Estabeleça metas, crie rotinas e acompanhe seu progresso. Conserte o que não funciona. Melhore e repita o que funciona. Trabalhe duro para ser melhor do que era ontem. "E então, provavelmente, mesmo sem perceber, você também vai ser um milionário", diz.

NÃO FICAR RICO

Veja TV

Pessoas com dinheiro não deixam de assistir TV porque mantém um autocontrole invejável, mas simplesmente porque gastam seu tempo com outras atividades, em especial a leitura. Essa dica e, as seguintes, aparecem em um estudo conduzido por Thomas Corley, autor de um livro sobre o tema.

Trabalhe menos que o necessário

Por necessário, entenda o trabalho que o chefe pede. Apesar de 86% dos entrevistados ricos trabalharem mais de 50 horas por semana (contra 42% dos pobres), apenas 6% deles se dizem infelizes por causa do trabalho.

Não se preocupe com a saúde

57% dos ricos dizem contar calorias todos os dias, contra apenas 5% dos mais pobres.

Esqueça o cuidado com os dentes

62% dos ricos disseram passar fio dental diariamente, contra 16% dos entrevistados pobres. 

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.