05 de agosto de 2011 | 15h49
Com praticamente o mesmo dinheiro que poderia ser usado para comprar um carro popular zero - ou mesmo para pagar apenas algumas prestações do financiamento do veículo - é possível se tornar dono de uma franquia. Existem pelo menos 20 opções de negócios com investimento inicial de R$ 2 mil a R$ 25 mil. E com uma vantagem: enquanto o franqueado vê seu investimento render bons dividendos ao longo do tempo, o proprietário do automóvel apenas perde dinheiro com o passar dos anos.
Na maior parte dos casos, essas franquias não demandam ponto comercial – daí o baixo valor exigido para a abertura do negócio. O empreendedor precisa apenas de um telefone de contato e o serviço costuma ser prestado na casa do próprio cliente. Esse modelo hoje é considerado por especialistas uma tendência no franchising nacional.
“As chamadas microfranquias tornaram-se uma forma eficiente de padronizar processos e aumentar a qualidade dos serviços em setores pouco profissionalizados. Por isso, unidades franqueadas nesses ramos têm mais chance de dar certo”, enfatiza Ricardo Camargo, diretor da Associação Brasileira de Franchising (ABF).
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O Grupo Zaiom, principal rede de microfranquias do País, apostou na profissionalização do setor de serviços para criar suas sete marcas. “Ainda não há uma concorrência forte no setor. A demanda é bem maior que a oferta”, diz Marco Imperador, sócio do Grupo Zaiom. Fundada em 2009, a empresa reúne hoje 530 franqueados. “Nossos franqueados costumam ser da classe C. São pessoas que muitas vezes já trabalhavam informalmente e buscaram a franquia como forma de profissionalizar sua atuação no mercado.”
Ao fazer parte de uma rede de franquias, o franqueado recebe treinamento, mas as corporações também negociam diretamente com fornecedores, emprestam sua credibilidade ao negócio, ajudam na divulgação da marca e prospecção de clientes, criam ferramentas para facilitar a gestão da empresa, monitoram o mercado e indicam os passos da concorrência.
Mas tudo isso, é claro, tem seu preço. Seja pela cobrança de royalties ou por outras taxas, as redes costumam ficar com 10% a 20% do faturamento mensal de uma franquia, além dos recursos consumidos na abertura do negócio. Ainda assim, nada comparado ao valor de IPVA, seguro, combustível, estacionamento e todas as despesas que um carro costuma dar.
Veja abaixo as opções de franquias e o investimento mínimo necessário:
DE R$ 2 MIL A R$ 10 MIL
Auto Spa Express
R$ 2 mil
http://www.autospaexpress.com.br/
Light Depil
R$ 5 mil
Zets
R$ 9,7 mil
http://www.franquiazets.com.br/
DE R$ 10 MIL A R$ 19,5 MIL
Ecojardim
R$ 12,5 mil
Unepx Mil 48 horas
R$ 13,8 mil
Disk Manicure
R$ 17 mil
The Kids Club
R$ 17 mil
http://www.thekidsclub.com.br/
Mr. Kids
R$ 18 mil
Network Rodadas de Negócios
R$ 19,5 mil
http://www.rodadadenegocios.net/
DE R$ 20 MIL A R$ 25 MIL
Amigo Computador
R$ 20 mil
http://www.amigocomputador.com.br/
Doutor Faz Tudo
R$ 20 mil
Dr. Jardim
R$ 20 mil
Fale Globish
R$ 20 mil
http://www.faleglobish.com.br/
Home Depil
R$ 20 mil
Home Angels
R$ 20 mil
Kumon
R$ 20 mil
Tutores
R$ 20 mil
Guia-se Negócios pela Internet
R$ 23,9 mil
Dr. Resolve
R$ 25 mil
Neomerkato.com
R$ 25 mil
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