PUBLICIDADE

Publicidade

Veja quanto custa comprar uma franquia que deu certo

Especialista aponta consolidação no mercado como principal fator de sucesso; mas também é preciso ter cuidados

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:
 

Redes de franquias que possuem muitas unidades podem ser sinônimo de investimento com baixo risco. Isso porque, ao contrário das redes mais novas, elas já passaram por uma curva de aprendizagem que serviu para forjar produtos e serviços de acordo com o mercado. Por serem mais consolidados, representam um porto seguro para empreendedores que procuram apostar em modelo de negócio rentável, seguro e com grande penetração no cotidiano dos consumidores.::: Siga o Estadão PME nas redes sociais ::: :: Twitter :: :: Facebook :: :: Google + :: Não por acaso, as marcas que figuram na lista de franquias com um grande número de unidades são empresas de sucesso. É o caso de Cacau Show, Bob's e Subway, no segmento de alimentos; CNA e Fisk, em educação e Cartório Postal e House Maid, em serviços. "Se uma rede tem muitas unidades, principalmente se os franqueados estão há bastante tempo na franquia, é sinal de que representam uma boa oportunidade de negócios", disse Claudia Bittencourt, diretora-geral do Grupo Bittencourt, especializado em consultoria sobre franquias. A especialista aponta como principais diferenças entre franqueadoras novas e as que têm mais tempo de mercado o formato do modelo de negócio oferecido. "As mais novas são uma aposta porque ainda não testaram seus produtos ou serviços no mercado, não há tempo o suficiente para obter um feedback do mercado e a partir daí lançar algo. De forma que os ajustes vão sendo feitos ao longo do trabalho", disse Claudia. "As mais consolidadas, por outro lado, já passaram por esta fase de ajustes básicos e, por isso, possuem um nível de maturidade muito maior", completa a consultora. "Ao investir em uma franquia com muitas unidades, o empreendedor acaba recebendo este aprendizado adquirido pela empresa", disse.Ponto negativo. A consultora chama a atenção dos investidores para questões sobre regiões de atuação e planos de expansão. Na visão de Claudia, o empreendedor deve estudar bem as regiões onde pretende atuar para ter um bom espaço de mercado, já que vai contratar uma franquia que tem muitas unidades. "Ele deve escolher bem a cidade onde vai trabalhar em função das outras unidades. As empresas têm um plano de regionalização, mas o franqueado têm que ter a visão total da área onde estará", finaliza. A regra principal na hora de escolher uma franquia também vale nesse caso. A melhor maneira de saber realmente sobre o dia a dia de uma marca é conversar com franqueados, pessoas que já têm um relacionamento com a marca. É partir dessa conversa que o candidato a empreendedor vai entender quais são os aspectos positivos e negativos dessa parceria.:: Confira 10 marcas que possuem mais de 200 unidades no Brasil ::BOB'S Investimento total: R$ 620 mil a R$ 1,3 mi Taxa de franquia: R$ 70 mil Capital para instalação: R$ 520 mil a R$ 1,2 mi Faturamento médio mensal: R$ 150 mil Total de unidades: 533 CACAU SHOW Investimento total: R$ 90 mil a R$ 120 mil Taxa de franquia: R$ 30 mil Capital para instalação: R$ 60 mil a R$ 90 mil Faturamento médio mensal: R$ 60 mil Total de unidades: 1667 GIRAFFAS Investimento total: R$ 910 mil a R$ 1,1 mi Taxa de franquia: R$ 60 mil Capital para instalação: R$ 800 mil a R$ 1 milhão Faturamento médio mensal: R$ 175 mil Total de unidades: 333CNA Investimento total: R$ 93,2 mil a R$ 535 mil Taxa de franquia: R$ 13,2 mil a R$ 535 mil Capital para instalação: R$ 65 mil a R$ 400 mil Faturamento médio mensal: R$ 95 mil Total de unidades: 592DIA% Investimento total: R$ 610 mil a R$ 810 mil Taxa de franquia: R$ 10 mil Capital para instalação: R$ 420 mil a R$ 520 mil Faturamento médio mensal: R$ 883 mil Total de unidades: 429iGUi Investimento total: R$ 125 mil a R$ 200 mil Taxa de franquia: R$ 50 mil Capital para instalação: R$ 50 mil a R$ 100 mil Faturamento médio mensal: R$ 100 mil Total de unidades: 350SUBWAY Investimento total: R$ 302 mil a R$ 555 mil Taxa de franquia: R$ 12,5 mil a R$ 25 mil Capital para instalação: R$ 270 mil a R$ 500 mil Faturamento médio mensal: R$ 80 mil Total de unidades: 1789SPOLETO Investimento total: R$ 480 mil a R$ 880 mil Taxa de franquia: R$ 60 mil Capital para instalação: R$ 400 mil a R$ 800 mil Faturamento médio mensal: R$ 105 mil Total de unidades: 323MICROLINS Investimento total: R$ 94 mil a R$ 180 mil Taxa de franquia: R$ 15 mil a R$ 35 mil Capital para instalação: R$ 59 mil a R$ 100 mil Faturamento médio mensal: R$ 65 mil Total de unidades: 486CARTÓRIO POSTAL Investimento total: R$ 20 mil a R$ 200 mil Taxa de franquia: R$ 20 mil a R$ 200 mil Capital para instalação: R$ 0,00 Faturamento médio mensal: Não informado Total de unidades: 260* com informações da Associação Brasileira de Franchising (ABF) 

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.