Veja quanto custa comprar uma franquia que deu certo

Especialista aponta consolidação no mercado como principal fator de sucesso; mas também é preciso ter cuidados

Estadão PME,

12 de fevereiro de 2015 | 06h56

 

Redes de franquias que possuem muitas unidades podem ser sinônimo de investimento com baixo risco. Isso porque, ao contrário das redes mais novas, elas já passaram por uma curva de aprendizagem que serviu para forjar produtos e serviços de acordo com o mercado. Por serem mais consolidados, representam um porto seguro para empreendedores que procuram apostar em modelo de negócio rentável, seguro e com grande penetração no cotidiano dos consumidores.

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Não por acaso, as marcas que figuram na lista de franquias com um grande número de unidades são empresas de sucesso. É o caso de Cacau Show, Bob's e Subway, no segmento de alimentos; CNA e Fisk, em educação e Cartório Postal e House Maid, em serviços. "Se uma rede tem muitas unidades, principalmente se os franqueados estão há bastante tempo na franquia, é sinal de que representam uma boa oportunidade de negócios", disse Claudia Bittencourt, diretora-geral do Grupo Bittencourt, especializado em consultoria sobre franquias.

A especialista aponta como principais diferenças entre franqueadoras novas e as que têm mais tempo de mercado o formato do modelo de negócio oferecido. "As mais novas são uma aposta porque ainda não testaram seus produtos ou serviços no mercado, não há tempo o suficiente para obter um feedback do mercado e a partir daí lançar algo. De forma que os ajustes vão sendo feitos ao longo do trabalho", disse Claudia.

"As mais consolidadas, por outro lado, já passaram por esta fase de ajustes básicos e, por isso, possuem um nível de maturidade muito maior", completa a consultora. "Ao investir em uma franquia com muitas unidades, o empreendedor acaba recebendo este aprendizado adquirido pela empresa", disse.

Ponto negativo. A consultora chama a atenção dos investidores para questões sobre regiões de atuação e planos de expansão. Na visão de Claudia, o empreendedor deve estudar bem as regiões onde pretende atuar para ter um bom espaço de mercado, já que vai contratar uma franquia que tem muitas unidades. "Ele deve escolher bem a cidade onde vai trabalhar em função das outras unidades. As empresas têm um plano de regionalização, mas o franqueado têm que ter a visão total da área onde estará", finaliza.

A regra principal na hora de escolher uma franquia também vale nesse caso. A melhor maneira de saber realmente sobre o dia a dia de uma marca é conversar com franqueados, pessoas que já têm um relacionamento com a marca. É partir dessa conversa que o candidato a empreendedor vai entender quais são os aspectos positivos e negativos dessa parceria.

:: Confira 10 marcas que possuem mais de 200 unidades no Brasil ::

BOB'S

Investimento total: R$ 620 mil a R$ 1,3 mi

Taxa de franquia: R$ 70 mil

Capital para instalação: R$ 520 mil a R$ 1,2 mi

Faturamento médio mensal: R$ 150 mil

Total de unidades: 533

CACAU SHOW

Investimento total: R$ 90 mil a R$ 120 mil

Taxa de franquia: R$ 30 mil

Capital para instalação: R$ 60 mil a R$ 90 mil

Faturamento médio mensal: R$ 60 mil

Total de unidades: 1667

GIRAFFAS

Investimento total: R$ 910 mil a R$ 1,1 mi

Taxa de franquia: R$ 60 mil

Capital para instalação: R$ 800 mil a R$ 1 milhão

Faturamento médio mensal: R$ 175 mil

Total de unidades: 333

CNA

Investimento total: R$ 93,2 mil a R$ 535 mil

Taxa de franquia: R$ 13,2 mil a R$ 535 mil

Capital para instalação: R$ 65 mil a R$ 400 mil

Faturamento médio mensal: R$ 95 mil

Total de unidades: 592

DIA%

Investimento total: R$ 610 mil a R$ 810 mil

Taxa de franquia: R$ 10 mil

Capital para instalação: R$ 420 mil a R$ 520 mil

Faturamento médio mensal: R$ 883 mil

Total de unidades: 429

iGUi

Investimento total: R$ 125 mil a R$ 200 mil

Taxa de franquia: R$ 50 mil

Capital para instalação: R$ 50 mil a R$ 100 mil

Faturamento médio mensal: R$ 100 mil

Total de unidades: 350

SUBWAY

Investimento total: R$ 302 mil a R$ 555 mil

Taxa de franquia: R$ 12,5 mil a R$ 25 mil

Capital para instalação: R$ 270 mil a R$ 500 mil

Faturamento médio mensal: R$ 80 mil

Total de unidades: 1789

SPOLETO

Investimento total: R$ 480 mil a R$ 880 mil

Taxa de franquia: R$ 60 mil

Capital para instalação: R$ 400 mil a R$ 800 mil

Faturamento médio mensal: R$ 105 mil

Total de unidades: 323

MICROLINS

Investimento total: R$ 94 mil a R$ 180 mil

Taxa de franquia: R$ 15 mil a R$ 35 mil

Capital para instalação: R$ 59 mil a R$ 100 mil

Faturamento médio mensal: R$ 65 mil

Total de unidades: 486

CARTÓRIO POSTAL

Investimento total: R$ 20 mil a R$ 200 mil

Taxa de franquia: R$ 20 mil a R$ 200 mil

Capital para instalação: R$ 0,00

Faturamento médio mensal: Não informado

Total de unidades: 260

* com informações da Associação Brasileira de Franchising (ABF) 

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