
23 de setembro de 2014 | 07h00
No ano passado, o faturamento das franquias no País atingiu R$ 115 bilhões, segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF). O crescimento de 11,9% em relação a 2012.
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Foram cerca de 10 mil novas unidades abertas em um ano. Para 2014, a expectativa da entidade é que a expansão chegue a 10%. Como sempre, algumas redes crescem com velocidade maior do que outras. Por isso, o Estadão PME consultou cinco das dez marcas que tiveram o melhor desempenho no ano passado com o objetivo de descobrir não apenas quais são seus planos de expansão, mas também qual é o perfil do candidato a franqueado que essas mesmas redes buscam.
A maioria mira o crescimento nas regiões Norte e Nordeste. Duas delas, Boticário e Mr. Limp, entretanto, dão prioridade a quem já faz parte da rede para o lançamento de uma nova unidade. Confira abaixo o que esse franqueadores pensam.
No entanto, mais do que olhar para o sucesso da franquia, é importante saber se você tem o perfil para tornar-se um operador daquela marca. “O melhor negocio é aquele com o qual você se identifica”, garante Marcus Rizzo, da Rizzo Franchise. Por isso, o especialista também recomenda conversar com pelo menos quatro proprietários de unidades para saber como é o funcionamento do negócio no cotidiano e, também, qual é o suporte dado pela marca após a inauguração.
O BOTICÁRIO
A rede do empresário Miguel Krigsner (foto) foi a que obteve o segundo maior crescimento entre as franquias em 2013. Com 3.690 lojas espalhadas em todo o País, o Boticário tem planos de abrir outras 90 unidades ainda este ano.
Mas a estratégia de expansão da marca passa, atualmente, pelas mãos de empreendedores conhecidos. “Damos preferência aos franqueados que já estão na rede porque entendemos que essas pessoas já possuem o DNA da marca”, afirma o atual diretor de desenvolvimento de canais e franchising, Osvaldo Moscon. “Eles conhecem bem a linha de produtos e a operação de O Boticário. Nossa escolha é por fortalecer a operação de nossos parceiros e, consequentemente, a relação que temos com nossos franqueados”, afirma o executivo da rede, que foi fundada em 1977.
Segundo Moscon, o maior foco da empresa, porém, está na atualização da rede para um novo modelo de lojas. “Estamos trabalhando para trazer um Boticário mais moderno e capaz de oferecer uma experiência de compra e vivência de marca ainda mais completas para o consumidor”, afirma.
Investimento inicial: a partir de R$ 250 mil, com estoque inicial
Royalties: não cobra
Fundo de propaganda: não cobra
Faturamento médio: R$ 70 mil/mês
Lucratividade: 8 a 10% do faturamento bruto
Taxa de franquia: não cobra
Taxa mensal de franquia: até 38% sobre compras
Previsão de retorno do investimento: 18 a 36 meses
Site: www.oboticario.com.br
CACAU SHOW
Terceira rede com maior crescimento em 2013, a Cacau Show planejou abrir 154 novas lojas até o fim do ano e terminar 2015 com 2 mil unidades. A empresa fundada por Alexandre Tadeu da Costa (foto) mira seus planos de expansão principalmente nas regiões Norte e Nordeste, assim como na região Sul, onde a marca também experimenta um crescimento significativo.
Segundo o diretor de expansão da rede, Marcelo Martins, a Cacau Show procura entre os interessados gente que tenha disponibilidade de capital e dedicação integral para operar uma loja da marca. “Isso facilita o entendimento entre a franquia e o franqueado e está dentro do conceito de que nada substitui a atuação do proprietário sobre o ponto de venda”, afirma Martins.
Para quem se encaixa no perfil, a Cacau Show oferece treinamento sobre gerenciamento da loja, com duração de 10 a 12 dias, além de apoio jurídico, para a montagem e inauguração, assistência inicial, desenvolvimento de material promocional, indicação de fornecedores, estruturação de marketing e consultoria permanente.
Investimento inicial: A partir de R$ 150 mil
Taxa de franquia: R$ 30 mil
Capital de giro: R$ 25 mil
Royalties: 50% da compra
Taxa de publicidade: Não divulgamos
Área mínima: A partir de 12 m² (quiosque)
Nº de funcionários: A partir de 2
Faturamento bruto mensal: Não divulgam
Lucro líquido: Não divulgamos
Prazo de contrato: 30 meses
Prazo de retorno: De 18 a 24 meses
Site: www.cacaushow.com.br
SUBWAY
O Brasil é o quarto maior mercado da rede de sanduíches Subway – a marca atua em 490 cidades do País. Para 2014, a meta estipulada é abrir pelo menos 200 unidades e chegar a 2018 com 8 mil pontos.
Segundo a gerente nacional da rede, Roberta Damasceno, nos últimos anos a marca se fortaleceu no interior e na periferia dos grandes centros. “Estamos crescendo de forma ordenada e proporcionando aos nossos franqueados o suporte e condições financeiras para planejar a conquista de novos mercados”, afirma a executiva. Agora, o foco da expansão será o interior do Sudeste e as regiões Norte e Nordeste.
Segundo Roberta, a operação brasileira adota o mesmo modelo de expansão da maioria dos países onde está presente. “Criamos a figura do agente de desenvolvimento que, além de franqueado, é responsável pela expansão da marca em determinada região. Esses agentes fazem prospecções de novos franqueados, dão suporte na escolha do ponto do restaurante, treinam funcionários e auxiliam na gestão”, diz.
Investimento: R$ 302,5 mil a R$ 555 mil
Taxa de franquia: R$ 25 mil
Fundo de Propaganda 4,5%
Royalties de 8%.
Estoque inicial de R$ 20 mil
Previsão de retorno do investimento: 24 a 36 meses
Site: www.subway.com.br
NOSSO BAR
Criada em 2011, a franquia de bebidas da Ambev espalhou-se rapidamente pelo País. Com um modelo focado em novos bares ou na conversão de estabelecimentos já existentes, a empresa conta com 890 unidades distribuídas principalmente nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro.
Segundo o gerente corporativo de franquias da Ambev, Alberto de Souza Filho, o modelo desenvolvido incentiva negócios familiares, respeitando as características de cada bairro e franqueado. “Ao contrário das franquias tradicionais, o bar permite ao investidor escolher o nome e desenvolver um cardápio de pratos e petiscos que atendam às necessidades do público local.”
Para os que pretendem abrir um bar ou pensam em formas de aprimorar o seu próprio estabelecimento, a multinacional oferece consultoria, capacitação e treinamentos para os funcionários e apoio para a ampliação do negócio. Os bares franqueados, de acordo com a Ambev, também são beneficiados com promoções exclusivas de bebidas da empresa.
Investimento inicial: a partir de R$ 35 mil
Taxa de franquia: R$ 28 mil, inclusa no investimento inicial
Material operacional, publicidade e royalties:
Royalties: R$ 300,00 a R$ 600,00 por mês
Taxa de publicidade: Isento
Previsão de retorno do investimento: a partir de 12 meses
Site: www.redenossobar.com.br
MR. LIMP
A empresa de limpeza, de São José do Rio Preto, interior de São Paulo, nasceu em 2012 e já possui mais de 120 unidades espalhadas pelo Brasil e até mesmo no Chile. O plano de expansão da Mr. Limp para os próximos cinco anos é chegar a 600 unidades no País. “O negócio tem muita demanda e sua margem é das mais generosas, mas o perfil ideal pede um franqueado focado, com tempo e dedicação comercial, já temos franqueados que ultrapassam R$ 70 mil de faturamento mensal”, afirma um dos fundadores e atual presidente da empresa, Henrique Soares Adão.
Segundo o empresário, que antes era dono de uma consultoria de gestão e negócios, a marca está presente em 23 estados, mas ainda existem oportunidades em todos eles. “A nossa meta agora é qualificação da rede e de nossos franqueados. Também começamos um incentivo para os melhores poderem adquirir sua segunda ou terceira franquias, seja com financiamento próprio ou da franqueadora”, afirma. “O objetivo é que eles se fortaleçam e que nós dois cresçamos juntos.”
Investimento: a partir de 30 mil
Capital de Giro: R$ 20 mil
Taxa de franquia: 20 mil
Material operacional, publicidade e royalties: 5 mil
Estoque inicial: 3 mil
Previsão de retorno do investimento: a partir de 12 meses
Site: www.mrlimp.com
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