Reprodução
Reprodução

Veículos com conexão Wi-Fi podem criar verdadeiras cidades inteligentes

Startup cria dispositivo que conecta veículos entre si via rede

Estadão PME,

29 de janeiro de 2015 | 11h55

A startup portuguesa Veniam, conhecida por buscar soluções sustentáveis e em larga escala para a conectividade nas cidades, instalou recentemente uma rede veicular de sinal wifi em ônibus que circulam pela cidade do Porto, em Portugal, conectando 600 veículos e servindo a 60 mil usuários individuais por mês.

::: Saiba tudo sobre :::

Mercado de franquias

O futuro das startups

Grandes empresários

Minha história

A tecnologia utilizada, uma nuvem autoconfigurável e roteada por um sistema chamado NetRiders, pode fortalecer frotas de veículos interligados em cidades e controlar espaços de forma mais eficiente, como acontece em portos e aeroportos.  A ideia da empresa é criar, no longo prazo, uma confiável e onipresente rede de internet para passageiros e trabalhadores, reduzindo o uso de dados no celular e criando verdadeiros centros inteligentes.

O NetRiders pode ser instalado em carros de uso pessoal e táxis, bem como em veículos maiores como ônibus e caminhões. De acordo com os idealizadores do projeto, o dispositivo é de simples instalação e permite a conexão de dois ou mais veículos entre si.

A Veniam vê potenciais parcerias com empresas de transporte, governos e companhias privadas para expandir os serviços, permitindo monitoramento e melhora em redes e tráfego, bem como otimização no tempo d frete e linhas de ônibus. 

Tudo o que sabemos sobre:
WiFiredesveículosônibus

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.