10 de julho de 2012 | 16h53
Segurança, qualidade dos serviços, do atendimento e a facilidade de acesso são os principais fatores que influenciam a decisão de viajar para determinado destino. É o que mostra a pesquisa Perfil do Turista e dos Segmentos de Oferta – Comportamentos e Percepções, divulgada nesta terça-feira, 10, pela Confederação Nacional do Turismo (CNTur) e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).
A pesquisa foi feita por meio de grupos de discussões. Na percepção dos entrevistados, "viajar pelo Brasil é caro" e o exterior é valorizado, principalmente a Europa e América do Sul, por uma oferta com melhor relação custo x benefício.
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Um dos pontos destacados foi a qualidade do atendimento para satisfazer o cliente e gerar uma boa experiência de viagem. Mesmo com uma boa qualidade dos serviços e produtos, a viagem pode ser frustante quando o cliente se sentir mal atendido.
No quesito diferenciação, a gastronomia aparece como um importante elemento para marcar experiências e memórias de viagens, com destaque para o café da manhã em hotéis e pousadas.
Foram pesquisadas percepções de vários tipos de turismo: trabalho, ecoturismo, de aventura, cultural, religioso, estudos, náutico, negócios, eventos, pesca, rural, praia, social e saúde.
No primeiro caso, por exemplo, o conforto é valorizado como forma de compensar um dia intenso de trabalho. A dificuldade está em obter boas e confiáveis dicas e informações para aproveitar os períodos curtos de estadia nas cidades.
No caso do turismo de negócios, São Paulo foi citada como referência. Os participantes destacaram a oportunidade de viajar a negócios e ainda aproveitar para conhecer e usufruir a oferta de compras, gastronomia e entretenimento noturno.
Confira a pesquisa completa no site do Sebrae.
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