Felipe Rau/AE
Felipe Rau/AE

Turista valoriza atendimento e qualidade dos serviços

Pesquisa da CNTur e Sebrae divulgada nesta terça-feira, 10, mostra as percepções do consumidor em diversas opções de turismo

ESTADÃO PME,

10 de julho de 2012 | 16h53

Segurança, qualidade dos serviços, do atendimento e a facilidade de acesso são os principais fatores que influenciam a decisão de viajar para determinado destino. É o que mostra a pesquisa Perfil do Turista e dos Segmentos de Oferta – Comportamentos e  Percepções, divulgada nesta terça-feira, 10, pela Confederação Nacional do Turismo (CNTur) e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

A pesquisa foi feita por meio de grupos de discussões. Na percepção dos entrevistados, "viajar pelo Brasil é caro" e o exterior é valorizado, principalmente a Europa e América do Sul, por uma oferta com melhor relação custo x benefício.

::: Siga o Estadão PME nas redes sociais :::

:: Twitter ::

:: Facebook ::

:: Google + ::

Um dos pontos destacados foi a qualidade do atendimento para satisfazer o cliente e gerar uma boa experiência de viagem. Mesmo com uma boa qualidade dos serviços e produtos, a viagem pode ser frustante quando o cliente se sentir mal atendido.

No quesito diferenciação, a gastronomia aparece como um importante elemento para marcar experiências e memórias de viagens, com destaque para o café da manhã em hotéis e pousadas.

Foram pesquisadas percepções de vários tipos de turismo: trabalho, ecoturismo, de aventura, cultural, religioso, estudos, náutico, negócios, eventos, pesca, rural, praia, social e saúde.

No primeiro caso, por exemplo, o conforto é valorizado como forma de compensar um dia intenso de trabalho. A dificuldade está em obter boas e confiáveis dicas e informações para aproveitar os períodos curtos de estadia nas cidades.

No caso do turismo de negócios, São Paulo foi citada como referência. Os participantes destacaram a oportunidade de viajar a negócios e ainda aproveitar para conhecer e usufruir a oferta de compras, gastronomia e entretenimento noturno.

Confira a pesquisa completa no site do Sebrae.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.