Helvio Romero/Estadão
Helvio Romero/Estadão

Três grandes empreendedores que riscaram a palavra 'desistir' do seu mapa de negócios

O ato de desistir não é cogitado por três empreendedores de sucesso que participaram da 8ª edição do Encontro PME. Tudo bem dar um passo para trás para realinhar uma estratégia. Mas ao desistir, o empresário vai perder a satisfação de ver o problema resolvido.

Gisele Tamamar, Estadão PME,

28 de abril de 2014 | 06h32

::: Siga o Estadão PME nas redes sociais :::

:: Twitter ::

:: Facebook ::

:: Google + ::

E há estratégias que podem ser adotadas para evitar o fracasso. Antes de criar a ROIx, por exemplo, Raphael Klein planejou o negócio durante um ano. “O momento de desistir é no planejamento. Você tem que saber o momento de dar o passo para trás”, afirmou.

Para Bento Koike, da Tecsis, é justamente nos momento difíceis que o empresário “não pode abandonar o barco”. “A satisfação de resolver os problemas é tão grande que não vale a pena desistir. Depois tem todo o prazer da solução”, afirmou José Efromovich, da Avianca.

:: Leia também ::

Vale até jogar futebol com o cliente

Incubadora deve ajudar aceleradora; e vice-versa

Dinheiro não pode ser a motivação

:: DICAS ::

José Efromovich, da Avianca: Não deixar a oportunidade passar. O início do negócio foi um avião dado como pagamento de um serviço prestado na área de petróleo.

Raphael Klein, da ROIx: O empresário aprendeu a ter humildade com o avô. “É fundamental para qualquer empreendedor saber que ele não é o senhor da verdade.” Ele também recomenda ser muito flexível e contratar pessoas competentes.

Bento Koike, Tecsis: Para quem quer vencer e ter o mundo como cliente, o empresário afirma que é preciso paixão, mas também estar muito bem preparado para a execução.

Tudo o que sabemos sobre:
Encontro PMEsucessoEstadão PME

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.