28 de abril de 2014 | 06h32
::: Siga o Estadão PME nas redes sociais :::
E há estratégias que podem ser adotadas para evitar o fracasso. Antes de criar a ROIx, por exemplo, Raphael Klein planejou o negócio durante um ano. “O momento de desistir é no planejamento. Você tem que saber o momento de dar o passo para trás”, afirmou.
Para Bento Koike, da Tecsis, é justamente nos momento difíceis que o empresário “não pode abandonar o barco”. “A satisfação de resolver os problemas é tão grande que não vale a pena desistir. Depois tem todo o prazer da solução”, afirmou José Efromovich, da Avianca.
:: Leia também ::
Vale até jogar futebol com o cliente
Incubadora deve ajudar aceleradora; e vice-versa
Dinheiro não pode ser a motivação
:: DICAS ::
José Efromovich, da Avianca: Não deixar a oportunidade passar. O início do negócio foi um avião dado como pagamento de um serviço prestado na área de petróleo.
Raphael Klein, da ROIx: O empresário aprendeu a ter humildade com o avô. “É fundamental para qualquer empreendedor saber que ele não é o senhor da verdade.” Ele também recomenda ser muito flexível e contratar pessoas competentes.
Bento Koike, Tecsis: Para quem quer vencer e ter o mundo como cliente, o empresário afirma que é preciso paixão, mas também estar muito bem preparado para a execução.
Encontrou algum erro? Entre em contato
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.