Reuters/Divulgação
Reuters/Divulgação

Três dicas para você escolher um nome para sua startup

Entenda o que é preciso para começar com o pé direito

Estadão PME,

17 de julho de 2014 | 11h50

 A ideia está na cabeça, mas escolher um nome para apresentá-la ao mundo pode se tornar um grande problema para inúmeros empreendedores. Todo mundo sabe como é importante criar um nome que atraia e seja identificável para as pessoas. Mas como chegar lá?

::: Siga o Estadão PME nas redes sociais :::

:: Twitter ::

:: Facebook ::

:: Google + ::

O empreendedor e colunista do site entrepreneur, Joel Gascoigne, também quebrou bastante a cabeça para nomear suas empresas, e chegou a três dicas simples:

1. Se possível, crie um nome com apenas duas sílabas

Gascoigne afirma que esse um daqueles casos onde a regra 'menos é mais' pode se aplicar com uma boa taxa de sucesso. No mais, essa regra de duas sílabas deve ser quase um número mágico quando se trata de nomear empresas do ramo. É só puxar uma pequena lista de exemplos: google, Twitter, Facebook, Foursquare, DropBox, Flickr, Tumblr, Pocket, entre outros.  

2. Facilite o seu trabalho

A ideia de usar um nome criativo, talvez uma combinação de palavras, pode soar bastante atraente para nós. Infelizmente, não é todo mundo que tem essa facilidade em manusear palavras e ideias.

Gascoigne é um deles. "Já que não tenho a criatividade necessária, eu faço uma abordagem diferente. Eu simplesmente penso na palavra que melhor descreve o serviço ou a funcionalidade-chave que a startup vai oferecer". Foi assim que ele chegou ao nome de seu atual projeto, que se chama 'buffer'.

Ele também sublinha outros motivos para usar essa abordagem:

 - Usar uma palava existente é melhor do que inventar uma porque passa mais fácil a mensagem. "Não deve ser nada legal precisar explicar o significado do nome para todo mundo que for apresentado a ela", ele diz.

 - É bem mais fácil se ater à regra de duas sílabas se você pensar em uma palavra já existente.

3. O nome do seu site não interessa de verdade

Não se preocupe ou limite por causa do nome do site que sua empresa vai ter. Muitas startups importantes não conseguiram se lançar com um endereço exatamente igual ao seu nome. Ao contrário, elas precisaram começar com um endereço levemente alterado. Novamente, a lista de exemplos fala por si só:

Instagram era instagr.am

Facebook era thefacebook.com

Twitter era twttr.com

DropBox era getdropbox.com

Foursquare era playfoursquare.com

Delicious was del.icio.us

O nome, conclui Gascoigne, é muito mais importante que seu site - você pode adquiri-lo mais tarde. Portanto, consiga primeiro um bom nome e construa um site com o endereço um pouquinho modificado.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.