Telefônica escolherá dez empreendedores brasileiros como sócios em 2012

Projeto Wayra, iniciativa da empresa para identificar e reter talentos, financiará desenvolvimento de negócios e aplicativos tecnológicos

PUBLICIDADE

Por Roberta Cardoso
Atualização:

 A Telefônica|Vivo vai selecionar dez projetos de empreendedores brasileiros para fazer parte da Wayra Brasil 2012, uma iniciativa que funciona como uma espécie de incubadora de startups. O objetivo da gigante de telecomunicação é identificar e reter talentos nas áreas de tecnologia e inovação nos países que a ação contempla. Os trabalhos inscritos passarão etapas distintas de avaliação ao longo do ano. Os empreendedores com ideias vencedoras terão a possibilidade de tornar viável o seu projeto, que tanto pode ser um plano de negócios ou um aplicativo tecnológico, com o respaldo técnico e financeiro da empresa. "O Wayra é um projeto que estimula o empreendedorismo e práticas inovadoras na America Latina e na Espanha. No Brasil, ficamos surpresos com o retorno que tivemos na primeira edição, em 2011. Um dos trabalhos vencedores começou a ser desenvolvido antes mesmo de a sede da Wayra ficar pronta", diz Hugo de Los Santos, responsável global pelo programa e também diretor digital da Telefônica.::: Siga o Estadão PME nas redes sociais ::: :: Twitter :: :: Facebook :: :: Google + :: De acordo com Leila Loria, diretora de relações internacionais da Telefônica, os empreendedores que tiverem suas ideias escolhidas ganharão a consultoria de uma empresa para desenvolver o seu projeto, além de prêmios que podem variar de U$ 30 mil a U$ 70 mil; espaço físico para trabalhar; infraestrutura e apoio para gerir o negócio e as ferramentas necessárias para concepção do produto.  Em contrapartida, a Telefônica ganha participação de sócia minoritária, com participação de 10% de cada um dos negócios desenvolvidos.

“Em rankings internacionais sobre inovação o Brasil aparece em colocações ruins.  Em compensação, o País tem uma importante veia empreendedora e, se comparado com outros lugares do mundo, o acesso a recursos tecnológicos é muito grande, o que resulta em ideias e projetos muito bons”, analisa Leila.Campus Party Na edição deste ano da Campus Party, feira de tecnologia que acontece até o dia 12 de fevereiro em São Paulo, está sendo realizada uma seleção extraordinária  de projetos inscritos por “campuseiros” (nome dado aos participantes da feira).  A ação, batizada de Wayra Contest, vai premiar 1 dos 180 projetos inscritos com uma vaga entre os 30 candidatos que vão participar da Wayra Week e disputar 10 lugares na Academia Wayra,  a aceleradora de negócios da Telefônica . O vencedor da etapa realizada na Campus Party também ganha uma viagem ao Vale do Silício, nos Estados Unidos. Reconhecimento O renomado Instituto de Tecnologia de Massachuts (MIT), dos Estados Unidos, reconheceu no último mês o Wayra como a maior iniciativa internacional de empreendedorismo. A instituição  firmou um acordo com o programa da Telefônica, presente em 7 países latinos e em duas cidades da Espanha, para acelerar o processo de startup dos projetos premiados. A parceria entre o MIT deve favorecer ainda mais o trabalho dos empreendedores, que passarão a contar com plataformas de desenvolvimento do instituto – um dos maiores do mundo -  no Laboratório de Empreendedorismo Wayra no MIT. "O reconhecimento de uma instituição como o MIT fortaleceu o Wayra. Nosso próximo passo é aumentar a sinergia entre os empreendedores de países que fazem parte do programa", conta Inscrições Os empreendedores que não estiveram da Campus Party e querem  participar do processo seletivo do Wayra em 2012 poderão inscrever os seus projetos no segundo semestre deste ano. Dos projetos inscritos, 29 passarão para a segunda etapa do processo de seleção, a Wayra Week, onde disputarão com os outros empreendedores as 10 vagas para Academia Wayra, onde as idéias serão desenvolvidas em parceria com a Telefônica|Vivo.::: LEIA TAMBÉM ::: :: Campus Party para empreendedores :: :: Nova classe média descobre a compra virtual :: :: Saiba como prevenir sua loja virtual contra ataques e fraudes :::: Empresa com apenas duas lojas já tem 210 mil fãs no Facebook::

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.