Divulgação|Zoho Corp
Divulgação|Zoho Corp

Indianos miram na gestão de pequenas empresas brasileiras

Empresa acredita que a América Latina é a região com o maior potencial para o desenvolvimento da transformação digital

Redação, O Estado de S.Paulo

18 de agosto de 2017 | 09h58

A transformação digital na América Latina beneficia as economias nacionais e, consequentemente,  otimiza processos de grandes empresas, o que incentiva o crescimento das pequenas e microempresas em países como Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Peru e México. Com o crescimento demonstrado pela região desde 2015 e por causa do potencial de mercado,  a ZOHO Corp, uma empresa indiana de tecnologia com mais  de 25 milhões de usuários no mundo inteiro, chegou ao Brasil com uma  solução que promete  facilitar a vida dos pequenos e médios empreendimentos. Trata-se de uma ferramenta com mais de 35 soluções que cobrem as áreas de finanças, marketing, vendas, suporte, recursos humanos, comunicação e móvel. 

“Um empresário que tem um negócio precisa correr para crescer. Ele não deve estar preocupado com um software, por exemplo. Nem com a sua implementação e toda a complexidade que vem com ele, do mesmo jeito que eles não se preocupam em saber como vai ser a instalação da rede elétrica de um escritório, por exemplo. O Zoho One,por exemplo, é um sistema operacional para empresas onde o empresário consegue tudo o que precisa para administrar o negócio, sobrando tempo para pensar nele estrategicamente”, explica Raju Vegesna, porta voz da Zoho.

A ferramenta, explica a empresa, inclui uma espécie de assistente de inteligência artificial, que pode ajudar na expansão da empresa por meio da transformação digital. O serviço oferecido pela Zoho às pequenas empresas é cobrado com base no número de funcionários que o contratante tem. Das 35 soluções oferecidas no software, o empreendedor pode tornar-se assinante de uma ou mais que façam sentido para a sua realidade de negócio, explica Raju. 

"Os latino-americanos têm as ferramentas necessárias para impulsar uma mudança dos modelos de negócios tradicionais das empresas. Também tem tudo o que é necessário para oferecer uma proposta de valor moderna, imperativa para as necessidades do mundo atual", diz o indiano.

De acordo com o mais recente relatório do Tecnolatinas, na América Latina, existem 124 empresas de oito países, representando um mercado de mais de US $ 38.000 milhões, estes números indicam a transformação digital profunda sendo realizada pelas empresas.

A proliferação de pequenas e microempresas da região tornou-se o segundo pilar mais forte das economias nacionais e um dos incentivos que permitiu que as empresas de classe mundial como Zoho Corp cheguem até os mercados latinos. O Brasil tem mais de 14,5 milhões de PMEs; México, com 4 milhões; Argentina, com 650.000;  Chile com 317.309 Chile, Colômbia com 243.093 e Peru com 235.000.

 

Tudo o que sabemos sobre:
TecnologiaMicroempresa

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.