Reprodução
Reprodução

Tecnologia carrega bateria do smartphone sem a necessidade de fios

Sistema foi apresentado na feira CES e deve ser comercializado no ano que vem

Estadão PME,

12 de janeiro de 2015 | 07h08

Já imaginou conseguir carregar o smartphone sem a necessidade de ficar preso a um fio? Essa é a proposta da Energous, que apresentou uma tecnologia que carrega aparelhos eletrônicos sem o uso de fios dentro de uma distância de até cinco metros, durante a feira de eletrônicos CES (Consumer Electronics Show), que ocorreu nos Estados Unidos.

::: Siga o Estadão PME nas redes sociais :::

:: Twitter ::

:: Facebook ::

:: Google + ::

A empresa quer acabar com o aborrecimento do usuário ficar procurando tomadas livres e ainda ficar preso a um fio quando precisar carregar seu celular, por exemplo. Situação comum em aeroportos. Com a nova tecnologia, o usuário se livra dos cabos desde que esteja dentro de uma zona de carregamento com a tecnologia, batizada de WattUp.

Basicamente, o sistema é formado por um transmissor que envia energia para até 12 aparelhos simultaneamente, que precisam ter um receptor instalado. O receptor converte as ondas em corrente contínua para carregar a bateria do celular. O envio de energia para os aparelhos é controlado por um aplicativo.

A expectativa é que a tecnologia comece a ser comercializada em 2016 e deve funcionar com uma ampla variedade de eletrônicos, como celulares, tablets, câmeras, teclado e mouse sem fio, controle remoto e brinquedos, por exemplo.

:: Confira um vídeo em inglês sobre a tecnologia ::

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.