08 de novembro de 2011 | 11h19
Ter foco e saber identificar as oportunidades é a receita de sucesso que Antonio Carbonari Netto seguiu para erguer a Anhanguera Educacional. Hoje sua empresa é o maior grupo de ensino do Brasil.
“Nunca quis formar um profissional nível A. Meu foco sempre foi preparar alunos das classes C e D para o mercado de trabalho”, diz Carbonari. “Por apostar nesse público quando essas classes sociais ascenderam estávamos prontos para atendê-los”, diz o empresário.
::: Siga as informações do 1º Encontro PME nas redes sociais :::
:: Twitter ::
:: Facebook ::
Carbonari reconhece que sofreu para chegar lá. Sua principal dificuldade foi captar recursos para alavancar a expansão. A saída encontrada foi abrir capital na bolsa de valores.
O empresário afirma que o principal erro que cometeu foi pensar que era dono do negócio. “Quando você pensa que é dono raciocina de uma forma caseira. É preciso ser um gestor da empresa”.
Ao resumir sua experiência, Carbonari da duas dicas aos empresários: pensar de forma global e trabalhar pelo desenvolvimento de sua equipe. “Para reter talentos na empresa é preciso muito carinho e dinheiro”, afirma.
::: Saiba tudo sobre o 1º Encontro PME :::
:: "Cliente que reclama você não perde. Ele só quer ajudar", diz empresária ::
:: Sucesso da empresa depende da identificação de oportunidades ::
:: Crise não deve provocar recessão econômica no Brasil em 2012 ::
:: Encontro PME vai ajudar empresário a alcançar o sucesso ::
Encontrou algum erro? Entre em contato
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.