
22 de julho de 2016 | 05h00
O negócio familiar não atendia mais às necessidades do advogado Felipe Lagrotta Nassar Cury. Aos 25 anos e após uma viagem por países da Europa e da Ásia, ele decidiu se arriscar no negócio próprio e criou, no ano passado e em parceria com três primos, a Triciclo, empresa de logística reversa de embalagens.
A primeira ação do negócio, a Retorna Machine, chega hoje à rede de supermercados Carrefour. O mecanismo é simples: o cliente deposita na máquina embalagens recicláveis de garrafas pet e latas de alumínio. Os itens geram uma pontuação que é revertida em descontos de produtos dentro das unidades.
Antes da rede de hipermercados, as máquinas já coletaram mais de 300 mil embalagens, totalizando cerca de 4 toneladas de garrafas pet e aproximadamente 2 toneladas de alumínio em estações do Metrô, no Hotel Ibis e no Hospital Sírio Libanês.
"Meus primos e eu sentíamos uma falta de estrutura de coleta seletiva e, prinncipalmente, de um sistema de logística reversa que estivesse ao alcance da população", relembra Cury. "Vimos nessas máquinas uma forma de trazer isso para a sociedade", conta.
A perspectiva da Triciclo é estabelecer parcerias com outras grandes empresas em busca de ampliar o alcance de recompensas para o cliente. O usuário cria uma conta, pela própria máquina, pelo site, ou pelo aplicativo da Reversa Machine e todas as vezes que utiliza o aparelho recebe uma pontuação especifica.
"Queremos estabelecer uma espécie de programa de fidelidade. Uma garrafa pet vale 10 pontos, uma lata de alumínio, 15 pontos, que têm validade de seis meses", conta o empresário.
Serviço
Lojas Carrefour: Anália Franco, Giovani Gronchi, Imigrantes, Interlagos, Osasco, Pinheiros, São Bernardo e Tamboré.
Demais localidades da Retorna Machine
Estações do metrô Pinheiro, Faria Lima e Sé; Arena Transformados; e-Business Park; Emporium São Paulo; Hotel Ibis Paraíso; Hospital Sírio Libanês e Raposo Shopping.
Encontrou algum erro? Entre em contato
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.