Divulgação
Divulgação

Startup argentina cria serviço de fidelização para empreendedor oferecer aos seus clientes

Pelo site ou aplicativo, usuários podem acumular pontos e resgatar prêmios em diversos pequenos estabelecimentos

IDIANA TOMAZELLI, ESPECIAL PARA O ESTADO,

16 de junho de 2013 | 09h30

 Os diversos cartões de fidelidade acumulados na carteira vão virar coisa do passado. Pelo menos esse é o objetivo da startup argentina Bonuu!, que oferece em São Paulo uma plataforma gratuita de fidelização e premiação de clientes de pequenos comércios. 

::: Siga o Estadão PME nas redes sociais :::

:: Twitter ::

:: Facebook ::

:: Google + ::

A cada real gasto, o usuário ganha um ponto, que pode ser acumulado e trocado por mercadorias ou serviços no mesmo estabelecimento. Para receber o crédito, basta apresentar o QR code impresso ou por meio do aplicativo (disponível para Android), o número do cadastro ou informar e-mail ou CPF.

O projeto conduzido por três argentinos começou a ser desenvolvido em maio de 2012, em Córdoba, onde foi lançado em novembro do mesmo ano. Por enquanto, 12 negócios como restaurantes, padarias e salões de beleza aderiram ao serviço por lá. Em São Paulo, a busca por parceiros começou em janeiro deste ano, resultando na versão do aplicativo em português. "O mercado é maior, e as condições são favoráveis", justifica a fundadora e CTO (diretora de tecnologia) do Bonuu!, Cynthia Sanchez. Hoje, 21 estabelecimentos na capital paulista oferecem a fidelização por meio da plataforma.

No restaurante La Madrileña, em Pinheiros, 50 clientes já conquistaram pontos pelo programa (há quem já tenha acumulado mais de mil pontos), e três deles resgataram um dos três prêmios listados. Segundo o gerente e um dos sócios, Edson Sarabia, a divulgação vem tendo bons resultados. "A aceitação é muito boa", diz. No salão de beleza Marósticas Hair, em Perdizes, o site ajudou a acabar com o problema de clientes que se esqueciam de levar o cartão de papel do programa de fidelidade da loja e, por isso, deixavam de acumular pontos.

Cynthia explica que os proprietários dos comércios que aderem ao Bonuu! também têm a possibilidade de premiar os clientes pela compra de produtos específicos. As recompensas e o número de pontos necessários para resgatá-las são personalizáveis. No futuro, os empresários ainda poderão escolher entre quatro planos (três deles pagos), com opção de reunir e utilizar informações sobre o perfil de seus clientes para pensar ações e prêmios específicos. Para os usuários, ela afirma que o serviço sempre será gratuito.

No mês passado, o Bonuu! foi um dos cem projetos escolhidos pelo Start-Up Chile, um programa de aceleração que vai financiar essas pequenas iniciativas em US$ 40 mil cada. Além disso, os sócios estão em busca de investidores estrangeiros para continuar a desenvolver a plataforma e, a longo prazo, expandir o serviço para outras cidades da América Latina. 

"O produto pode funcionar em qualquer lugar", garante Cynthia. Segundo a CTO, há investidores interessados no Brasil, na Argentina, nos Estados Unidos e na Europa. O lançamento da plataforma finalizada e a apresentação dos planos para os comerciantes é aguardada para setembro deste ano.

Tudo o que sabemos sobre:
startupfidelizaçãoargentina

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.