
07 de agosto de 2011 | 16h47
A cidade de São Paulo recebe uma feira de negócios a cada três dias - 120 das 180 previstas para este ano em todo Brasil. Oportunidade para pequenas empresas apresentarem seus produtos e serviços ao mercado, intensificar relacionamentos comerciais, prospectar novos clientes, conhecer tendências e concorrentes, além de, claro, fechar negócios e impulsionar as vendas. De calçados a utilidades domésticas, há feiras para todos os públicos e setores. Juntos, esses eventos devem gerar uma receita de R$ 3,5 bilhões em 2011, sendo R$ 1 bilhão em serviços nos pavilhões. "Não há outra ferramenta que permita essa exposição no mercado nacional e internacional em um espaço tão curto de tempo", diz o presidente executivo da União Brasileira dos Promotores de Feiras (Ubrafe), Armando Campos Melo. Diante de tantas opções, Melo sugere que o empreendedor visite algumas feiras nacionais e internacionais do segmento de atuação da sua empresa para entender como esse mercado funciona. "É interessante conversar com representantes da associação de classe, com o sindicato e concorrentes para saber quais são as mais importantes", diz. ::: LEIA TAMBÉM ::: ::Inovação é a chave para o sucesso:: ::Empresas participam do salão do turismo:: ::Dilma sanciona lei que protege empresário:: ::Turismo para gays movimenta rodada de negócios:: ::Rodadas de negócios geram expectativa:: ::Pequenas exploram pouco venda direta para empresas:: ::Artesão terá espaço para vender na Copa do Mundo:: ::5 estratégias para a sua empresa crescer:: Segundo ele, a partir desse primeiro contato, o empreendedor pode escolher com mais propriedade em quais feiras expor. Ele destaca também que todo o planejamento dos expositores deve ocorrer com antecedência de um ano. "O empresário precisa de tempo para preparar o material promocional, pesquisar como atuam os concorrentes e saber que produtos são mais adequados para serem expostos. Essa não é uma decisão que as micro e pequenas empresas podem tomar do dia para noite", diz. Confira abaixo alguns dos principais eventos que acontecem no segundo semestre deste ano: Concrete Show - evento internacional de tecnologia em concreto Quando: De 31 de agosto a 2 de setembro Onde: Centro de Exposições Imigrantes (Rodovia dos Imigrantes, km 1,5, São Paulo/SP) Para quem: Engenheiros, arquitetos, projetistas, construtoras, distribuidores e demais interessados em inovações e tendências mundiais em sistemas e métodos construtivos à base de concreto. Beauty Fair - Feira internacional de Cosméticos e Beleza Quando: De 10 a 13 de setembro Onde: Expo Center Norte (Rua José Bernardo Pinto, 333, Vila Guilherme, São Paulo/SP) Para quem: Toda a cadeia produtiva dos setores de cosméticos e beleza. Salão Imobiliário São Paulo Quando: De 22 a 25 de setembro Onde: Anhembi (Av. Olavo Fontoura, 1.209, São Paulo /SP) Para quem: Interessados na compra de residências, escritórios, imóveis comerciais, turísticos, financiamento imobiliário, produtos e serviços do setor. Feileite - 5ª Feira Internacional da Cadeia Produtiva do Leite Quando: De 31 de outubro a 4 de novembro Onde: Centro de Exposições Imigrantes (Rodovia dos Imigrantes, Km 1,5, São Paulo/SP) Para quem: Representantes da cadeia produtiva do leite das áreas de laticínios, maquinários, insumos, genética e veterinária. Confira mais feiras e eventos na seção feiras e eventos do Estadão PME.
Encontrou algum erro? Entre em contato
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.