Daniela Agostini/Divulgação
Daniela Agostini/Divulgação

SP recebe festival de churros com 16 pequenos expositores

Evento acontece neste final de semana no Memorial da América Latina

Daniel Lisboa, Especial para O Estado de S.Pauilo

11 de março de 2017 | 05h00

O Memorial da América Latina, em São Paulo, recebe neste final de semana (11 e 12/03) a 5ª edição do Festival de Churros. O evento terá a participação de 16 empresas e espera atrair em torno de 80 mil fãs do tradicional conezinho de massa frita. 

A iguaria, aliás, deixou de ser apenas uma simpática e barata comida de rua para ganhar ares de "bola da vez". Nos últimos anos, muitos pequenos empresários decidiram investir em lojas especializadas. Inclusive em franquias. Para Enzo Donna, consultor especializado no mercado de alimentação, ainda é cedo para avaliar os rumos desse mercado. "Estamos em um momento de observar e entender", ele explica. 

Como "microcosmos" deste mercado, porém, o Festival de Churros vem apresentando bons números. A quantidade de participantes não mudou muito desde a realização da primeira edição em fevereiro do ano passado: sempre em torno de vinte. Porém, como explica Wesley Carvalho, um dos organizadores do festival, isso ocorre por questões logísticas e para não segmentar demais os expositores. Porque, segundo ele, não faltam interessados em participar. 

"Posso dizer que, desde a primeira edição, a procura aumentou em cerca de 100%", diz Carvalho. Ele explica que o evento deste ano terá a participação apenas de produtores próprios, sem franqueados, e tem crescido a presença de expositores de fora da cidade. "Tenho notado o crescimento deste mercado no interior de São Paulo e também em outros estados. Já tivemos, por exemplo, expositores de Santa Catarina e do Paraná."

Carvalho calcula que os participantes faturem, em média, entre R$ 40 mil e R$ 50 mil durante o festival. Dependendo da estrutura para atender o público, porém, é possível faturar até R$ 120 mil. Além disso, ele explica que a capacidade de diversificar o produto é essencial para atrair o público. Esqueça a clássica versão com açúcar, canela e doce de leite. Agora há churros com sorvete, de pizza e até de hot dog, recheado com salsicha. 

O Festival de Churros é apenas um dos realizados pela empresa Art Shine em parceria com o Memorial da América Latina. O espaço já recebeu eventos para expositores de pastel, cerveja artesanal, milho, morango, gastronomia latina, hambúrguer e sorvete, entre outros temas. Ao todo, movimentaram cerca de R$ 24 milhões. 

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