Publicidade

Sorveteria com 11 milhões de combinações chega a SP e acirra disputa entre franquias na área

Nos últimos dez anos, o consumo médio quase que dobrou no setor; confira lista com três opções de investimentos no mercado

PUBLICIDADE

Por Renato Jakitas
Atualização:

A norte-americana Cold Stone, sorveteria famosa por manter um cardápio de até 11 milhões de combinações de sabores,  abrirá sua primeira unidade em São Paulo. A inauguração está prevista para o próximo 12 de outubro, dia das  crianças, no bairro de Moema, zona sul da capital.

::: Estadão PME nas redes sociais ::: :: Twitter :: :: Facebook :: :: Google + :: Quem comanda a operação é o publicitário Joaquin Fernandez Presas, que integra um grupo com ao todo quatro sócios.  Eles investiram cerca de R$ 1,3 milhão na operação paulistana, um ano após abrir a primeira unidade da marca em Curitiba (PR). Na ocasião, a opção pela capital paranaense foi explicada como um teste para a marca no Brasil, que ainda tem planos de expansão para praças como Rio de Janeiro. "Rio de Janeiro era muito caro e São Paulo muito arriscado para começar uma operação. A gente organizou tudo em  Curitiba, onde o mercado é um décimo do de São Paulo e, agora, damos esse passo. Mas confesso que estou com as  pernas tremendo", destaca Presas, que pagou  US$ 2 milhões (cerca de R$ 4,49 milhões) aos norte-americanos pela  exclusividade da operação, com a contrapartida de lançar 30 unidades no País em três anos e meio, viabilizadas por meio do sistema de franquias. "Uma coisa que mudou é que nós, os franqueadores, inicialmente teríamos apenas estas duas lojas. Mas foi decidido (com os norte-americanos) que iremos abrir mais duas lojas, provavelmente quiosques em shoppings centers a partir do início de 2014", conta o empresário, que ainda não tem os valores definidos para a venda de franquias e conta que enfrentou dificuldades logísticas sobretudo com a importação no ano passado. "A solução que encontramos foi nacionalizar quase tudo. Hoje, apenas 19% das necessidades da marca vem de importados", afirma.Matemática milionária. Dona de um catálogo de 86 sabores e um mix de 160 itens - como coberturas - que podem ser  adicionados ao produto (daí a conta de 11 milhões de combinações), a Cold Stone tem 1,6 mil unidades ao redor do  mundo e faturou, em 2011, US$ 1,5 bilhão (cerca de R$ 3,36 bilhões). Mas apesar da pujança de opções, a versão brasileira da rede ainda trabalha na definição de seu sortimento. Na loja  de Curitiba, Joaquim Presas mantém um cardápio com 22 sabores e 40 ingredientes. Em São Paulo, serão 19 sabores. A  preocupação, diz o empresário, é não confundi o cliente.Franquia. As sorveterias aparecem como uma opção para quem pretende abrir um negócio dentro do setor de alimentação. Passado o boom do frozen yogurt, as franquias de sorveterias tradicionais ajudam a movimentar um mercado em crescimento. Dados da Associação Brasileira das Indústrias e do Setor de Sorvetes (Abis) mostram que o consumo cresceu 4,4% de 2011 para 2012, quando evoluiu de 1,158 bilhão para 1,209 bilhão de litros. Nos últimos dez anos, o consumo médio individual passou de 3,82 litros por ano por pessoa em 2003 para 6,21 litros no ano passado. Entre as redes de franquias existentes, o Estadão PME selecionou três sorveterias e duas empresas com foco em milk shakes: Freddo, Ice Mellow, Casa do Sorvete Jundiá, Mil Milk Shakes e Mr. Mix. Ainda existem redes como a Freddissimo, Cold Stone e Delícias do Cerrado.:: Confira três redes de franquias ::Freddo Capital de giro: R$ 20 mil Investimento mínimo: R$ 400 mil Previsão de retorno: a partir de 18 meses Faturamento médio: R$ 60 mil Taxa de royalties: 5% sobre faturamento líquido Taxa de propaganda: 1,5% sobre faturamento líquido www.franquia.com.br/franquia/freddoIce Mellow Capital para instalação: R$ 110 mil a R$ 175 mil Taxa de franquia: R$ 35 mil Capital de giro: R$ 5 mil a R$ 10 mil Investimento: R$ 150 mil a R$ 220 mil Faturamento médio mensal: R$ 40 mil Retorno: 12 a 36 meses Royalties: 8% do faturamento bruto Taxa de propaganda: não cobra www.icemellow.com.brCasa do Sorvete Jundiá Capital para instalação: R$ 51 mil a R$ 150 mil Taxa de franquia: R$ 23,9 mil a R$ 36,9 mil Capital de giro: R$ 14 mil a R$ 15 mil Investimento: R$ 88,9 mil a R$ 201,9 mil Faturamento médio mensal: R$ 40 mil Retorno: 23 a 28 meses Royalties: 5% do faturamento bruto (a partir de 60 dias depois da inauguração) Taxa de propaganda: 1,5% do faturamento bruto www.smzto.com.br/casadosorvetejundia

Tudo Sobre
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.