Reprodução
Reprodução

Software simula evacuação de locais com grande aglomeração de pessoas

Ferramenta desenvolvida por brasileiros pode auxiliar estabelecimentos em situações de pânico e emergência

Estadão PME,

24 de dezembro de 2012 | 15h30

 Um software promete ajudar a simular a evacuação em locais com grande concentração de pessoas. Trata-se do CrowdSim, um programa de modelagem e animação 3D que pode ajudar em diferentes situações com  alta concentração de gente, como escolas, shows e estádios de futebol.

Desenvolvido pela Faculdade de Informática da PUCRS (Facin), o software pode ser usado também para simular a evacuação de em casos de pânico e emergências, indicando trajetos para  pessoas com dificuldades de locomoção ou crianças que se perdem dos pais. Segundo os desenvolvedores da ferramenta, ela auxilia também prédios residenciais e comerciais, por um custo baixo. Com isso, é possível usá-la na decisão da localização de câmeras de segurança, saídas de emergência, portas e áreas de trânsito.

::: Siga o Estadão PME nas redes sociais :::

:: Twitter ::

:: Facebook ::

:: Google + ::

O CrowdSim já foi testado no estádio  João Havelange, no Rio de Janeiro.  Para o teste, foram computados dados da estrutura física, da capacidade de lotação e ocupação do estádio durante os jogos. Os resultados, de acordo com PUCRS, mostram que o local pode ser evacuado em 6min30s em uma situação normal de final de partida com sua lotação máxima e 46.831 mil pessoas presentes, e todas as saídas disponíveis.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.