20 de janeiro de 2012 | 09h21
Pouco mais de 5% das micro e pequenas empresas brasileiras atrasaram pagamentos de qualquer tipo de débito durante o ano passado, informa a empresa Serasa Experian em boletim divulgado nesta sexta-feira, dia 20.
De acordo com o levantamento, a pontualidade de pagamento dos negócios de pequeno porte atingiu 94,9% em 2011. Isto significa que, durante o ano passado, a cada mil pagamentos realizados, 949 foram quitados à vista ou com atraso máximo de sete dias, o que não configura inadimplência.
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Este resultado, porém, representa a primeira queda em cinco anos de estudo sobre o tema. Em 2010, por exemplo, a Serasa Experian informa que o índice de pontualidade foi de 95,1%. Confira abaixo o desempenho nos demais anos do levantamento:
2006: 93,6% de pontualidade
2007: 93,9%
2008 - 94,2%
2009: 94,3%
De acordo com os economistas da Serasa Experian, o ciclo de aperto monetário conduzido até agosto do ano passado e a desaceleração da atividade econômica no segundo semestre do ano passado contribuíram para essa pequena redução, afinal, os pequenos empreendimentos passaram a ser pressionados por conta dos custos financeiros.
Setores
As micro e pequenas empresas industriais e de serviços reduziram a pontualidade de pagamentos em 2011. No caso das industrias, o recuo foi de 95%, em 2010, para 94,3%. No caso das empresas de serviços, a redução foi de 95% para 94,4%. No caso dos comércios, o levantamento apurou elevação na pontualidade: de 95,1% no ano retrasado para 95,3% em 2011.
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