Divulgação
Divulgação

Sites vendem kits gastronômicos para facilitar o preparo dos pratos

Risotos, brigadeiro gourmet e até sushi estão entre as opções comercializadas

GISELE TAMAMAR, ESTADÃO PME,

20 de agosto de 2012 | 07h55

Para facilitar o preparo e proporcionar experiências diferentes, duas empresas brasileiras apostam na venda de kits gastronômicos. A Kit Chef e o Home Chefs preparam os kits compostos com os ingredientes não perecíveis da receita, lista de compras para os ingredientes frescos e todas as instruções para fazer o prato. As combinações custam entre R$ 39,90 e R$ 49,90.

O site Kit Chef entrou no ar há três meses, idealizado pela professora universitária Erica Almeida. A empreendedora mantém o blog Diálogos Gastronômicos e começou a ter uma vida social mais ligada ao tema. Passou a pesquisar receitas e chamar os amigos para jantar em casa. "Eles começaram a pedir as receitas e meu marido deu a ideia de preparar os kits", conta.

::: Siga o Estadão PME nas redes sociais :::

:: Twitter ::

:: Facebook ::

:: Google + ::

Do início do projeto até o site entrar no ar, se passaram seis meses. Durante esse período, Erica fez cursos, pesquisou fornecedores e procurou uma empresa especializada para montar sua página na internet. O investimento inicial foi de R$ 2,5 mil. Em média, são vendidos 15 kits por semana.

A escolha dos pratos seguiu o gosto pessoal de Erica e o que está em destaque no momento. Há opções de risotos, arroz jambalaya, brigadeiro gourmet e pappardelle com molho de queijo gruyere e tiras de mignon. Todos custam R$ 39,90.

No caso do Home Chefs, a ideia partiu do casal Alexandre Amorim e Roberta Carvalho. "Trabalho com comunicação e minha mulher é psicóloga. Não somos chefs, mas gostamos de cozinhar", relata Amorim. Na hora de preparar as receitas, o casal tinha dificuldade de encontrar alguns ingredientes ou precisava comprar em grandes quantidades.

Ao pesquisar na internet, eles perceberam que muitas pessoas passavam pela mesma situação. "Alguns sites lá fora vendiam kits de pimenta, por exemplo. Resolvemos adaptar para os kits gastronômicos", diz. O Home Chefs foi inaugurado em outubro do ano passado e atingiu o pico de vendas em dezembro, quando comercializou 2 mil kits. Desde então, mantém uma média de mil kits vendidos por mês.

O cliente pode escolher entre arroz tailandês no abacaxi, frango à indiana, jambalaya, hossomaki (sushi), camarões com espumante e vegetais com especiarias e quinoa orgânica. Os preços dos kits variam entre R$ 39,90 e R$ 49,90. 

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.