PUBLICIDADE

Publicidade

Site sabe quais são os livros favoritos antes mesmo do usuário ler as obras

Readgeek utiliza algoritmos para fazer as indicações e ainda funciona como rede social

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

Esqueça a dependência da lista dos livros mais vendidos ou dicas de amigos. A proposta do site Readgeek é indicar os livros que o usuário gostaria de ler, mas não sabe como encontrá-los. O Readgeek utiliza estatísticas e cálculos para fazer as indicações e ainda funciona como uma rede social para o usuário se conectar com amigos e familiares.

PUBLICIDADE

::: Siga o Estadão PME nas redes sociais ::::: Twitter :::: Facebook :::: Google + ::

O Readgeek foi criado por Uwe Pilz. No site, ele conta que os livros são as maiores leituras que existem e se você escolher o caminho errado, a leitura pode ficar chata e cansativa. É justamente essa situação que o Readgeek quer resolver. A ideia de criar a ferramenta surgiu durante uma viagem ao Himalaia, onde Pilz passou duas semanas com livros que considerou impróprios. Assim, ele pensou em uma forma de evitar essa situação no futuro.

Para fazer parte do Readgeek, o usuário precisa classificar cerca de dez livros. Segundo o site, avaliar livros que não gosta ajuda a obter os melhores resultados. Naturalmente, quanto maior o número de livros avaliados, maiores as chances das previsões darem certo. De acordo com o site da Fast Company, ao invés de fazer sugestões apenas baseadas nas avaliações do usuário, o sistema sugere obras apreciadas por usuários com gostos semelhantes.

O sistema de avaliações é mais amplo. Em vez de utilizar apenas uma escala de avaliação de cinco estrelas, o Readgeek utiliza uma classificação de 20 etapas em uma escala de 1 a 10.  

Tudo Sobre
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.