29 de agosto de 2019 | 20h14
Em tempos de taxas de desemprego em alta, os sites de recrutamento mais bem avaliados do ano estão usando inteligência artificial para facilitar a busca de empresas por candidatos qualificados. Esse é o caminho adotado por CIEE e LinkedIn, que aparecem pela primeira vez na liderança do Escolha PME, como primeira e segunda colocadas (52 e 47 pontos, respectivamente).
Confira o especial multimídia com os vencedores do Escolha PME 2019
“A reformulação do nosso site permitiu o aumento da produtividade e o atendimento ágil à empresa. Temos trabalhado em parceria com startups de inteligência artificial e pretendemos lançar uma plataforma de gamificação para processos seletivos”, explica Ricardo Melantonio, superintendente de Comunicação, Jurídico e Compliance do CIEE.
Em terceiro lugar com 45 pontos, a Catho também recorre à modernização. “Com a inteligência artificial, houve um aumento de mais de 200% nos envios de currículos e contato dos recrutadores”, diz Regina Botter, diretora de Operações do site.
Com cerca de 30 milhões de empresas cadastradas no mundo e 39 milhões de usuários brasileiros, o LinkedIn oferece análises mais qualitativas sobre o mercado de trabalho. “Nossa ferramenta de inteligência artificial permite, em tempo real, obter análises estratégicas sobre concorrência, perfis de contratação, distribuição geográfica de cargos, habilidades mais procuradas e engajamento de talentos com a marca”, aponta Milton Beck, diretor-geral do LinkedIn para a América Latina.
No ano passado, o site lançou ainda a plataforma Learning de cursos online, disponível para usuários premium ou empresas que queiram oferecer cursos internamente para seus funcionários.
“É uma forma de se atualizar profissionalmente ou adquirir conhecimentos a distância. Já temos mais de 12 mil clientes corporativos e mais de 14,5 mil cursos abertos para todos os usuários”, diz o diretor-geral da empresa.
Atualmente, com 35 mil empresas cadastradas no site e 208 mil estagiários e aprendizes contratados por intermédio do canal só no primeiro semestre de 2019, o CIEE também tem investido em capacitação online, por meio de palestras e de cursos gratuitos, transmitidos para todo o País.
“Proporcionar o desenvolvimento de hard e soft skills, antes mesmo do ingresso no mundo do trabalho, favorece as empresas, pois elas podem contar com colaboradores mais preparados, o que reduz a rotatividade e possibilita a criação de futuras lideranças”, avalia Melantonio.
Outro ponto ressaltado pelo executivo é a atuação de cerca de 200 consultores do CIEE, que visitam empresas para abertura de vagas de estágio e aprendizagem. “A proximidade e o nível de especialização deles a respeito dos programas ofertados permite que recrutadores tenham mais segurança no momento de realizar admissões”, afirma.
Terceira no índice de satisfação, mas líder em objeto de desejo, com 23%, a Catho desenvolveu uma plataforma de recrutamento para pessoas com deficiência (PCDs). “É a única no mercado que permite buscar candidatos que atendem às exigências da Lei de Cotas”, diz Regina Botter, diretora de Operações do site. A Catho ainda oferece serviços gratuitos às empresas. “Basta fazer um cadastro para anunciar quantas vagas quiser, sem limitação”, afirma a executiva
Encontrou algum erro? Entre em contato
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.