Publicidade

Sinal de alerta: pesquisa mostra alta da inadimplência no comércio

As vendas no varejo, segundo o levantamento, apresentaram alta de 6,61% em julho

PUBLICIDADE

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

A inadimplência no comércio subiu 8,55% no mês passado na comparação com julho de 2010. Os dados integram pesquisa organizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) em parceria com o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil). De acordo com o SPC, esta foi a sexta elevação consecutiva, o que sugere cautela ainda maior por parte dos lojistas e consumidores para o restante do ano. A entidade salientou que há expectativa de encarecimento do crédito em função da alta dos juros e do persistente cenário inflacionário. Este quadro, conforme a CNDL, contribui para a redução do poder de compra e o aprofundamento da inadimplência do consumidor.

PUBLICIDADE

Em julho, porém, foi registrado uma retração de 0,91% da inadimplência na comparação com o mês anterior. Apesar disso, no acumulado do ano até o mês passado, a inadimplência no varejo registra alta de 4,91%. As vendas no varejo registraram crescimento de 6,61% em julho ante igual mês de 2010, mas caíram 1,13% na comparação com junho, segundo o levantamento. De acordo com os organizadores do levantamento, a queda ante junho se deve a forte base de comparação, uma vez que naquele mês, há a comemoração do Dia dos Namorados.

No ano, até julho, as vendas do setor registraram um incremento de 5,22% ante igual período de 2010. Para a CNDL, o resultado reflete o aquecimento do mercado de trabalho e a expansão da massa salarial, além do aumento dos empréstimos destinados à pessoa física nos últimos meses. Em 2011, a taxa de inadimplência do varejo deve subir 7,5%. Mesmo com a projeção desse aumento, no entanto,  as perspectivas para o encerramento do ano ainda são positivas. De acordo com a CNDL, 2011 deve terminar  com uma situação melhor do que a verificada nos primeiros meses do ano. A projeção é de que 8% dos consumidores quitem suas dívidas até o final do ano. LEIA TAMBÉM:Cinco estratégias para a sua empresa crescerMercado eleva projeção para a inflaçãoAberta a temporada de contratos para a CopaAumenta a inadimplência entre as empresasNúmero de famílias endividadas cresceVocê está preparado para o Natal?

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.