Divulgação
Divulgação

Sete filmes que trazem lições para o empreendedor

Trechos estão em exibição durante a Feira do Empreendedor

Estadão PME,

10 de fevereiro de 2015 | 07h07

Uma das novidades da Feira do Empreendedor deste ano é o espaço Cine Sebrae, onde ocorrem debates inspirados em histórias de filmes que podem ajudar os empreendedores na hora de administrar ou começar seu negócio.

::: Saiba tudo sobre :::

Mercado de franquias

O futuro das startups

Grandes empresários

Minha história

Todos os dias sete trechos de filmes são exibidos e discutidos com o público. Para quem não conseguiu ir até a feira, mas ficou curioso sobre quais filmes podem trazer lições de empreendedorismo, o Estadão PME conversou com a consultora da unidade de desenvolvimento e inovação do Sebrae-SP, Maria Augusta Pimentel Miglino, que explicou as lições por trás de cada filme. Da próxima vez que assistir as indicações, o empreendedor pode prestar atenção nos pontos apresentados pela consultora e refletir sobre seu negócio.

O Céu de Outubro (1999)

O filme de passa no fim da década de 1950, em uma cidadezinha onde a fonte principal da riqueza econômica é uma mina de carvão e o futuro dos garotos é justamente trabalhar nessa mina. No entanto, um adolescente fica encantado ao saber do lançamento do satélite Sputnik e começa a sonhar em criar seu próprio foguete.

Lição: A ideia é trabalhar com os sonhos de cada um, em como o empreendedor acredita no próprio sonho e se mantém fiel a ele até conseguir realizá-lo.

Duas Vidas (2000)

O filme conta a história de Russ Duritz (Bruce Willis) que se encontra com ele mesmo com 8 anos e se dá conta que ele não realizou nenhum dos sonhos que tinha na infância, como se tornar piloto de avião ou ter um cachorro. Essa interação faz o profissional repensar sua vida.

Lição: O filme ajuda o empreendedor a refletir se ele conseguiu realizar o que ele tinha planejado e sonhado para sua vida. Trabalha o comportamental.

À Procura da Felicidade (2007)

Chris Gardner se vê sozinho com seu filho e em busca de um emprego. Quando finalmente consegue um trabalho, ele é um estágio não remunerado, mas mesmo assim ele aceita com a esperança de ter um futuro promissor na empresa.

Lição: segue a linha da superação, para o empresário não se abater frente aos desafios e dificuldades que aparecem no meio do caminho.

Uma Mente Brilhante (2001)

Filme sobre a vida do matemático John Forbes Nash, que revolucionou o campo da Matemática com a Teoria dos Jogos.

Lição: Discussão em torno do modelo ganha-ganha sobre uma negociação onde todos ganham: cliente, fornecedor e empresa. O filme ainda gera uma discussão sobre a relação familiar e a importância desse tipo de apoio.

Gladiador (2000)

Russel Crowe interpreta um general, que é traído e é reduzido a um escravo e depois se torna gladiador.

Lição: Tem a ver com estratégia e liderança, de como o personagem consegue ganhar as lutas e a admiração das pessoas ao seu redor.

Coach Carter (2005)

Um ex-campeão de basquete e dono de uma loja de artigos esportivos decide assumir o posto de técnico da sua antiga escola. Lá ele  se depara com alunos desmotivados e mal educados e resolve impor um regime rígido de treinamento. O objetivo do treinador é ensinar outros valores para mudar a vida desses alunos.

Lição: mostra a força da liderança e a importância da equipe. A discussão se dá em como está o relacionamento com seus funcionários e o que o empresário está fazendo para motivar e reconhecer o esforço de cada um.

Erin Brockovich (2000)

Baseado em uma história real, Julia Roberts interpreta uma ativista que processa uma grande companhia envolvida em caso de contaminação de água.

Lição: discussão em torno da liderança, persistência e o papel da mulher como mãe e trabalhadora.

 

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.