Serasa vê desaceleração da atividade econômica do Brasil

No acumulado de 2011, o índice ficou em 3,6%

Agência Estado,

25 de julho de 2011 | 17h20

O Indicador de Atividade Econômica (Produto Interno Bruto Mensal) da Serasa Experian teve crescimento de 0,5% em maio ante abril, sem influências sazonais, e de 3,2% ante o mesmo mês do ano passado. Nos últimos 12 meses encerrados em maio, o aumento foi de 5,1%. No acumulado de 2011, o índice ficou em 3,6%. Com o dado de maio, o PIB do trimestre encerrado naquele mês registrou alta de 0,7%, o que levou a entidade a confirmar a desaceleração gradual da economia: no trimestre encerrado em abril o aumento foi de 1%, e no terminado em março, de 1,3%.

"Este resultado revela que as medidas fiscais e monetárias começam a produzir uma trajetória de desaceleração na economia, em linha com as necessidades de promover a convergência da inflação à sua meta", afirma o relatório da entidade.

O maior crescimento em maio, do ponto de vista da demanda agregada, foi verificado na formação bruta de capital fixo, que teve alta de 6,2% em relação ao mês anterior. Exportação de bens e serviços apresentou expansão de 1,5%. O consumo das famílias teve aumento de 0,5%, e o do governo, de 0,4%. Importação de bens e serviços apresentou alta de 0,8%.

Sob a perspectiva da oferta, a indústria teve elevação de 2,8%, o que, segundo a Serasa Experian, "puxou para cima o ritmo da atividade econômica em maio". A agropecuária registrou alta de 0,2% ante abril e o setor de serviços apresentou crescimento de 0,7%.

O indicador sobre atividade econômica leva em consideração dados compilados e analisados pela Serasa Experian. O informe oficial sobre o PIB do País é produzido pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que divulga o dado a cada trimestre. 

Tudo o que sabemos sobre:
EconomiaInflação

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.