Serasa: pagamento em dia de micro e pequena empresa diminui em julho

De acordo com pesquisa, pontualidade caiu para 94,9% em julho

Agência Estado,

24 de agosto de 2011 | 13h06

A pontualidade de pagamento das micro e pequenas empresas (MPEs) do País caiu para 94,9% em julho, de acordo com pesquisa divulgada hoje pela Serasa Experian. Isso significa que, a cada 1 mil pagamentos realizados, 949 foram quitados à vista ou com atraso máximo de sete dias. O resultado de julho representa queda ante junho, quando a pontualidade do setor foi de 95,1%, e na comparação com julho de 2010, quando foi de 95,3%.

Na avaliação dos economistas da Serasa Experian, a capacidade de pagamento das micro e pequenas empresas do País foi afetada no período por fatores como a desaceleração econômica, a alta dos juros e o aperto nas condições de crédito.

As maiores quedas de pagamentos em dia em julho ante o mesmo mês de 2010 foram registradas entre as micro e pequenas empresas industriais (recuo de 0,5 ponto porcentual) e de serviços (queda de 0,9 ponto porcentual). Já entre as companhias do setor  comercial, a pontualidade cresceu 0,1 ponto porcentual no período.

O valor médio dos pagamentos realizados em dia no acumulado dos primeiros sete meses de 2011 em relação ao mesmo período do ano passado cresceu 6,2% (R$ 1.589,06 contra R$ 1.496,55). O valor ficou ligeiramente abaixo da inflação no período, que foi de  6,4% pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). De acordo com a Serasa Experian, a queda do valor em termos reais é um sinal adicional de dificuldades que as MPEs estão encontrando em quitar seus compromissos em dia.

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