Reprodução
Reprodução

Sensores ligados ao smartphone avisam parentes e amigos de motociclista em caso de acidente

Tecnologia desperta o interesse de empreendedores e pode ganhar espaço rapidamente

ESTADÃO PME,

27 de outubro de 2013 | 09h10

 Um dos princípios do empreendedorismo é criar soluções para problemas. Se essa solução atender um grande número de pessoas, melhor ainda. Se o negócio for uma tecnologia, então, certamente atrairá o apetite de investidores. É por isso que o produto desenvolvido pela empresa espanhola Electric Mobility Company tem tudo para ganhar espaço rapidamente.

::: Estadão PME nas redes sociais :::

:: Twitter ::

:: Facebook ::

:: Google + ::

A empresa criou uma scooter (pequena motocicleta) capaz de avisar, imediatamente, pessoas selecionadas pelo próprio condutor em caso de acidente. Para isso, a empresa usa o smartphone do motociclista, segundo informações do site Springwise. Acionados, os familiares ou amigos podem acionar imediatamente o serviço de emergência ou checar por conta própria o que ocorreu.

Mas o empreendimento espanhol não é o único a pensar nesse tipo de solução. A ICEdot criou um sensor, instalado em qualquer capacete, que ao perceber um movimento brusco - algo comum em qualquer acidente -, faz uma comunicação de emergência às pessoas previamente selecionadas pelo cliente.

O aviso também é feito por meio da sincronização do dispositivo com um smartphone, que inicia uma contagem regressiva toda vez que detecta um possível acidente. Se essa contagem não for interrompida manualmente pelo usuário, o aviso de emergência é enviado com a localização do provável incidente por GPS.

Tudo o que sabemos sobre:
inovarinovação

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.