Fabian Bimmer|Reuters
Fabian Bimmer|Reuters

Seminário do Sebrae discutirá soluções a PMEs que querem se internacionalizar

Evento que acontece amanhã em Brasília é gratuito e aberto ao público

Letícia Fucuchima, Especial para O Estado

05 de junho de 2017 | 15h33

O Sebrae Nacional promove na próxima terça-feira, dia 6, em sua sede em Brasília, o Seminário de Internacionalização para Micro e Pequenas Empresas, para discutir e apresentar soluções aos obstáculos enfrentados por pequenos empreendedores que desejam se voltar ao comércio exterior.

A programação do evento, aberto ao público e com inscrições gratuitas, envolve palestras, apresentação de casos bem-sucedidos de internacionalização e um workshop sobre ferramentas de preparação, logística e crédito destinadas ao comércio externo.

Além do Sebrae, o seminário terá a presença de órgãos governamentais, internacionais e de apoio ao comércio exterior. Essas instituições já começaram a traçar, em conjunto, um projeto-piloto para facilitar os planos de pequenos empreendedores interessados em exportar e importar e para qualificá-los a atuar no mercado internacional. O projeto será posto em prática primeiro no Sul e Sudeste, regiões que concentram a maioria das empresas exportadoras e que estão mais próximas aos países-membros do Mercosul.

Na pauta de discussão dos participantes do seminário estarão assuntos como o operador logístico internacional (empresas privadas de transporte que se encarregam do fluxo de exportação), as capacitações via portal Sebrae e o seguro de crédito para exportação.

No seminário, também será assinado um convênio de cooperação técnica entre o Sebrae e a Apex-Brasil para definir ações conjuntas para atender empresas com potencial exportador. 

Estarão presentes no evento representantes dos ministérios da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC) e das Relações Exteriores (MRE), da Confederação Nacional da Indústria (CNI), do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), da Receita Federal do Brasil e da Organização de Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI).

Serviço:

Seminário Pequenos Negócios e Mercados Internacionais

Data: 6 de junho de 2017

Horário: 8h30 às 17h30

Local: Sede do Sebrae Nacional em Brasília – Via L2 Sul, SGAS 605

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.