Fernando Martinho|Porto Seguro|Divulgação
Fernando Martinho|Porto Seguro|Divulgação

Semana Pró-PME traz informações para donos de negócios

Evento terá participantes de diversas áreas que vão compartilhar suas experiências de sucesso

Felipe Tringoni, ESPECIAL PARA, O Estado de S.Paulo

25 de outubro de 2017 | 09h34

Fomentar a cultura e o acesso a informações para atuais e futuros empreendedores. Este é o objetivo da Semana Pró-PME, evento promovido pelo Estado, que será realizado entre esta quinta-feira e sábado na Unibes Cultural. Grandes nomes do empreendedorismo no Brasil estarão presentes para compartilhar histórias e experiências de sucesso. A programação vai apresentar conteúdos envolvendo marketing, vendas, finanças, gestão de negócios e inovação.

:: Vem aí a Semana Pró-PME; veja como participar ::

Jayme Garfinkel, presidente do Conselho da Porto Seguro, abre a série amanhã com um bate-papo sobre os próximos desafios do empreendedorismo. “O empreendedor é um cidadão. Cada um de nós tem que empreender pelo futuro.”

Figuras notórias do meio empresarial brasileiro estarão disponíveis para conversar com o público no Encontro com CEO, que será realizado em cada um dos três dias da programação. Pedro Herz, dono da Livraria Cultura, Lindolfo Martin, criador da Multicoisas, e Cleusa Maria da Silva, fundadora da Sodiê Doces, são os nomes confirmados para esse módulo.

“Empreendedorismo é a grande aposta do passado, do presente e do futuro”, afirma a empresária. Ela deve compartilhar, entre outras histórias, como transformou um negócio que começou em um espaço de 20 m² em uma rede de franquias com mais de 290 unidades.

Na crise. Uma palestra sobre teoria e prática do empreendedorismo em tempos de instabilidade econômica abre o programa de sexta-feira. Marcelo Nakagawa, professor do Insper, Samir Iásbeck, fundador do Qrânio, e Lucas Foster, da ProjectHub, debatem o tema. “Nesse período, novas oportunidades surgem em função de novas necessidades”, diz Nakagawa.

No mesmo dia, o desenvolvimento do empreendedorismo de impacto social é tema de uma conversa entre Maure Pessanha, diretora executiva da Artemisia, e Ricardo Mastroti, co-fundador da Bemtevi. As duas organizações atuam como intermediárias entre a oferta e a demanda de capital nesse ambiente. “Trabalhamos com empresas que nascem para resolver um problema social com gestão e profissionalismo”, diz Mastroti.

Casos de sucesso. No sábado, Pedro Chiamulera, fundador da ClearSale, e Sergio Risola, diretor executivo do Cietec, abrem o dia com uma conversa a respeito de inovação. Na sequência, Facundo Guerra, do Grupo Vegas, fala sobre como ter um negócio duradouro na crise e em tempos de expansão.

:: 2018 será melhor para empreender ::

:: Chieko Aoki: 'precisamos fazer as coisas seriamente em vez de reclamar’ ::

Discussões sobre as tendências do mercado para diversos segmentos do empreendedorismo, como tecnologia, também fazem parte do evento. Além das palestras, haverá discussões acerca de aspectos financeiros e gestão de negócios, firmando um canal para esclarecer dúvidas dos participantes.

Business game. Mario Cunha, CEO da Academia de Marketing, levará à Semana Pró-PME o Business Game, prática que reúne participantes em equipes e simula a gestão de uma empresa, incluindo oscilações do mercado e desafios de mercado.

O evento. A Semana Pró-PME do Estado será realizada na Unibes Cultural (Rua Oscar Freire, 2.500) de quinta-feira, 26, a sábado, 28. Ingressos e outras informações aqui.

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.